Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REALIZAÇÃO, EM FLORIANOPOLIS, DE 22 A 24 DE MARÇO, DO CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL - "GOVERNAR 2000".

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • REALIZAÇÃO, EM FLORIANOPOLIS, DE 22 A 24 DE MARÇO, DO CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL - "GOVERNAR 2000".
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2000 - Página 4980
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ENCONTRO, AMBITO NACIONAL, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, PRESENÇA, GOVERNADOR, PREFEITO, VEREADOR, TECNICO, REITOR, DEBATE, DESEMPREGO, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO.
  • IMPORTANCIA, ENGAJAMENTO, MUNICIPIOS, BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMAS BRASILEIROS, EXPECTATIVA, ELEIÇÃO MUNICIPAL.

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC. Para uma comunicação inadiável.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registrar, desta tribuna, a realização do importante encontro "Governar 2.000". Trata-se de um Congresso Nacional de Administração e Desenvolvimento Municipal, que se dará nos dias 22, 23 e 24 do corrente, em Santa Catarina, com a presença de várias lideranças do País, dentre elas: Governadores, Prefeitos, Vereadores e Técnicos em Administração Municipal e Reitores. Enfim, pessoas ligadas no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida de nossas cidades.  

Os temas das palestras se concentrarão na questão do desemprego e da promoção do desenvolvimento. Nada mais adequado, Senhor Presidente, pois são essas as grandes preocupações dos brasileiros: como gerar o crescimento, criar empregos, incluir os excluídos.  

Esse congresso municipalista realizar-se á em Florianópolis, a capital brasileira que, há mais de uma década detém o melhor índice de qualidade de vida. Mantêm-se, assim, bem em foco, as aspirações e as possibilidades a serem debatidas nas palestras e painéis do encontro.  

Senhor Presidente, à primeira vista, desemprego e desenvolvimento parecem mais questões nacionais que locais. Mas a verdade é que os problemas a serem enfrentados, partem do micro para o macro. A prova disso é que, nos últimos anos, os municípios, pressionados pelas carências das populações, assumiram pesadas responsabilidades na prestação de serviços de educação, saúde e transporte coletivo, bem como em investimentos de infra-estrutura, como saneamento e habitação popular. Agora, eles vão enfrentando, cada vez mais, os desafios do desemprego.  

Essa mobilização dos municípios em favor de seus habitantes é altamente meritória, pois mostra como os problemas do País podem e devem ser detectados e solucionados. Estava certa a Constituição de 88 quando adotou o caminho da descentralização. Efetivamente, nunca é demais repetir, as pessoas vivem no Município antes de viver no Estado ou no País.  

É no município que a começa a exercer a sua cidadania e onde os problemas e as soluções são discutidas diretamente com a população. As aflições do desemprego e a necessidade de desenvolvimento  

O "Governar 2000", torna-se relevante, por tratar-se de um congresso que acontece em momento oportuno, marcado pela realização de um pleito de alto significado para o progresso do Brasil, que são as eleições municipais deste ano. Eleições em que os brasileiros poderão fazer, na forma de seu voto, uma apreciação e uma síntese das experiências e das aspirações do povo, à luz de nossa realidade nos anos recentes.  

Sr. Presidente, o grande eleitorado brasileiro irá às urnas exigir governos municipais honestos na sua postura ética e prudentes na condução equilibrada das contas públicas. Pelas soluções e alternativas que os candidatos municipais apresentarão acerca de temas tão complexos que é o desenvolvimento, bem estar e geração de empregos. Quanto a isso, sem dúvida, este evento, poderá nos trazer uma decisiva contribuição e, possivelmente um referencial de ação para o País.  

Muito obrigado.  

 

! ö s 0 Ød 0 ÐY esgotado, considerando suas diversas facetas, inclusive a econômica e a previdenciária. Desde logo, o PMDB coloca-se à disposição de Vossa Excelência para entendimento que reflita a coincidência de objetivos de sua base política, evitando que, aos olhos do povo brasileiro, alguns pontos possam parecer socialmente indiferentes e outros apenas demagogos. Respeitosamente, Senador Jader Barbalho. Líder e Presidente Nacional do PMDB Era o que tinha a dizer. Muito obrigado, Sr. Presidente. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2000 - Página 4980