Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

JUSTIFICATIVAS A APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI DO SENADO, DE SUA AUTORIA, QUE ALTERA A LEI 9.424, QUE CRIOU O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E VALORIZAÇÃO DO MAGISTERIO.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • JUSTIFICATIVAS A APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI DO SENADO, DE SUA AUTORIA, QUE ALTERA A LEI 9.424, QUE CRIOU O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E VALORIZAÇÃO DO MAGISTERIO.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2000 - Página 5013
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO, CRIAÇÃO, FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, MANUTENÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAÇÃO, MAGISTERIO, OBJETIVO, CORREÇÃO, ERRO, DESVIO, RECURSOS, OBRIGATORIEDADE, CONSELHO MUNICIPAL, ACOMPANHAMENTO, FISCALIZAÇÃO, PREFEITURA, APLICAÇÃO, DINHEIRO, DESTINAÇÃO, MELHORIA, EDUCAÇÃO.

O SR. ADEMIR ANDRADE (Bloco/PSB – PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, finalmente, apresento à Casa o projeto de lei que modifica a Lei nº 9.424, que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério. Esse projeto, que ora apresento, objetiva corrigir os erros e as distorções dos recursos desse Fundo, que melhorou muito a educação no nosso País.  

Atualmente, os Prefeitos Municipais andam à cata de alunos. Mas, se por um lado, melhorou a condição do professor, dos gestores que são honestos e sérios no processo de administração - e como houve um aumento muito grande de recursos para as Prefeituras - permitiu também, para Prefeitos corruptos e desonestos, uma facilidade muito grande de desvio desse dinheiro destinado à educação no nosso País, principalmente a fundamental.  

O meu projeto corrige vários erros do projeto original e, principalmente, obriga a criação e a participação efetiva do Conselho de Acompanhamento e Fiscalização dos Recursos do Fundef. Grande parte dos Prefeitos no Brasil inteiro o constituiu, como manda a lei. A falta da criação do Conselho faz com que o Prefeito utilize dos recursos da maneira como entende, gerando um desvio muito grande e queixas de todos os cantos deste País.  

O Tribunal de Contas da União recebe queixas relacionadas a mais de 1000 Municípios onde irregularidades ocorrem. Nosso projeto corrige os erros e permite uma participação efetiva de acompanhamento do Conselho Municipal de Fiscalização e Acompanhamento para evitar esse desvio de recurso. Estamos ampliando o Conselho em mais um membro, facultando ao Poder Legislativo de cada Município e às Assembléias Legislativas de cada Estado a indicação de um de seus integrantes como membro efetivo, com iguais direitos. Obrigamos ainda a que, junto com a prestação de contas, siga obrigatoriamente um relatório desse Conselho.  

Fará parte da documentação que segue para o Governo o relatório do trabalho realizado pelo Conselho no ano anterior. Essa medida efetivamente obrigará a que Prefeitos Municipais e Governadores de Estado constituam esse Conselho e o façam funcionar, porque isso é o que realmente interessa. Além do que estamos buscando corrigir, também, a distorção que tem havido em função do fato de que o pagamento dos recursos do Fundef é feito baseado em dados do início do ano anterior. No final do ano atual, praticamente o pagamento é feito com dados de dois anos atrás, porque são dados do início do ano anterior.  

Estamos apresentando modificações que obrigarão o Governo a, no meio do ano, proceder a uma recontagem do número de alunos matriculados, fazendo com que o repasse seja real, de acordo com o número de alunos, para que não haja uma distorção tão grande como a que vem ocorrendo até o presente momento.  

Esse projeto vem sendo elaborado por mim, pela minha equipe e por entidades ligadas à área de ensino fundamental. Estamos trabalhando nele há praticamente oito meses e já fizemos várias versões. Tivemos um processo de discussão muito longo com os segmentos envolvidos nessa questão. O projeto é da maior importância porque corrige as distorções e pode evitar a corrupção e o desvio dos recursos destinados à educação fundamental no nosso País.  

Dessa forma, espero que ele tenha uma tramitação célere nesta Casa e possa ser observado, recebendo contribuições dos Colegas Senadores. É fundamental a rapidez na sua tramitação para evitar o noticiário constante de todos os jornais deste País, denunciando recursos do Fundef.  

Era esse o registro que eu gostaria de fazer, Sr. Presidente.  

Muito obrigado.  

 

*+ÑF / 0 Ød 456789:;

=>?@ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ[\]^_`abcdefghijklmnopqrstuvwxyz{|}~¬  ¿ & ! Æ 0 ` 9 R }  " Ü "!a : S ~ x ¡¢£¤¥¦§¨©ª«¬­®¯°±²³´µ¶·¸¹º»¼½¾¿ÀÁÂÃÄÅÆÇÈÉÊËÌÍÎÏÐÑÒÓÔÕÖ×ØÙÚÛÜÝÞßàáâãäåæçèéêëìíîïðñòóôõö÷øùúûüýþÿÀ ð à P ° 0 P àÀ À ¿ ð P ° P p p p ð ð ð ` À ° ¿ p À 0 à À À À À À À ð À p à @ À À ð À À À ` À p ° P P P °   p ¿  p ð  À p    ¿ P ¿ ð¿ Ð À @ 0 À 0 à À ° ° @ P À 0 À À À P À P °   ð à ð p p ð ° ð à   P P ¿  ° p ð à à P ° ° ° ° ° ° ¿ p 0 0 0 0 À À À À À À À À À À À ð À À À À À À ð P P P P P P p P P P P P p p p p  à     ¿  ¿ [¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2000 - Página 5013