Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMENTARIOS SOBRE A INDICAÇÃO DA SRA. TEREZA GROSSI PARA A DIRETORIA DA FISCALIZAÇÃO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL.

Autor
Roberto Saturnino (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.:
  • COMENTARIOS SOBRE A INDICAÇÃO DA SRA. TEREZA GROSSI PARA A DIRETORIA DA FISCALIZAÇÃO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2000 - Página 4999
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
Indexação
  • INEXATIDÃO, DECLARAÇÃO, AUSENCIA, RESPONSABILIDADE, TEREZA GROSSI, SERVIDOR, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), IRREGULARIDADE, FAVORECIMENTO, BANCOS, COMPROVAÇÃO, DEPOIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
  • CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MANUTENÇÃO, INDICAÇÃO, TEREZA GROSSI, DIRETORIA, FISCALIZAÇÃO, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN).

O SR. ROBERTO SATURNINO (Bloco/PSB - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quando V. Exª anunciou o ofício do Senhor Presidente da República, como o Senador Roberto Freire, imaginei que fosse uma comunicação de retirada da indicação, mas o que ouvi foi exatamente uma confirmação fundamentada em razões que não são verdadeiras.

O Presidente Fernando Henrique Cardoso, muito provavelmente, foi mal informado, assim como o Senador José Roberto Arruda, a respeito do que se passou nos depoimentos que a Srª Tereza Grossi prestou perante a CPI e que motivaram o relatório e as suas conclusões, incluindo-a entre os indiciados pela CPI e pelo Ministério Público, que move um processo em virtude da atuação dela. A participação da referida Diretora foi absolutamente decisiva, porque, segundo todas as confirmações nos depoimentos, o favorecimento aos Bancos Marka e FonteCindam deu-se pelo chamado risco sistêmico, motivado pela carta da BM&F, que se originou de um pedido da Drª Tereza. Isso ficou bastante claro nos depoimentos. Como ela não teve participação nenhuma? É um absurdo! É a negativa da verdade completamente transparente nos depoimentos da CPI.

Então, o Sr. Presidente Fernando Henrique Cardoso foi mal informado e o seu ofício fundamenta-se nessa informação errônea, que é preciso corrigir a tempo - quem sabe - de Sua Excelência retirar essa indicação, que fere o respeito ao Senado da República pelas conclusões da CPI, cujos trabalhos foram objeto da dedicação e do cuidado de inúmeros Senadores.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2000 - Página 4999