Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRANSCURSO, HOJE, DO DIA MUNDIAL DA AGUA. APELO PARA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA A AGENCIA NACIONAL DAS AGUAS. PREOCUPAÇÃO COM A PRIVATIZAÇÃO DO SETOR DE ABASTECIMENTO E A PERDA DA SOBERANIA NACIONAL POR INTERFERENCIAS ESTRANGEIRAS NA GESTÃO DOS RECURSOS HIDRICOS NO PAIS.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRANSCURSO, HOJE, DO DIA MUNDIAL DA AGUA. APELO PARA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA A AGENCIA NACIONAL DAS AGUAS. PREOCUPAÇÃO COM A PRIVATIZAÇÃO DO SETOR DE ABASTECIMENTO E A PERDA DA SOBERANIA NACIONAL POR INTERFERENCIAS ESTRANGEIRAS NA GESTÃO DOS RECURSOS HIDRICOS NO PAIS.
Aparteantes
Antonio Carlos Valadares, Emília Fernandes, Heloísa Helena, Leomar Quintanilha, Tião Viana.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2000 - Página 5191
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • REGISTRO, OCORRENCIA, ENCONTRO, AMBITO INTERNACIONAL, PAIS ESTRANGEIRO, AUSTRALIA, PAISES BAIXOS, ANUNCIO, SEMINARIO, SENADO, ASSUNTO, RECURSOS HIDRICOS.
  • IMPORTANCIA, URGENCIA, APRECIAÇÃO, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), CRIAÇÃO, AGENCIA NACIONAL, AGUA.
  • APREENSÃO, RISCOS, REDUÇÃO, SOBERANIA, CONTROLE, RECURSOS HIDRICOS, REGIÃO AMAZONICA.
  • REPUDIO, DECLARAÇÃO, DAVID LANDES, PROFESSOR, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), PUBLICAÇÃO, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DESVALORIZAÇÃO, UNIDADE, TERRITORIO, FEDERAÇÃO, BRASIL.

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL – AM. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, por delegação do meu partido e em se tratando de dois assuntos da maior importância, vou dividir meu pronunciamento em duas partes. A primeira em torno de uma matéria que, desde o ano 1995, venho tratando, referente ao tema água. A outra, sobre uma entrevista de um professor da Universidade de Harvard, Professor David Landes, em derredor de meu Estado. A primeira, Sr. Presidente, por escrito, e a segunda improvisarei.  

No dia 4 de fevereiro último, em discurso que proferia desta tribuna, recebi aparte do Senador Carlos Patrocínio, em que S. Exª destacava: "Talvez, pela enésima vez, V. Exª assoma à tribuna para abordar questão de transcendental importância para a vida futura deste planeta e, conseqüentemente, dos nossos descendentes: água."  

O meu pronunciamento dizia respeito ao voto que prolatara como Relator do PLC nº 03/2000, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, sobre a Agência Nacional de Águas.  

Hoje, Dia Mundial da Água, volto à tribuna, mais uma vez, para falar de água, recurso hídrico - fonte da vida. Lamento não ter podido estar presente ao discurso do eminente Senador Tião Viana, de cujo teor tive notícia por intermédio de outros companheiros e por ele próprio, mas agradeço pela sua gentileza em torno de suas colocações sobre minha atuação no particular. Aproveito, assim, para agradecer a V. Exª, Senador Tião Viana.  

Registro, pois, que, ao longo destcû


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2000 - Página 5191