Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

RATIFICAÇÃO DAS ACUSAÇÕES DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO DO PARANA.

Autor
Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • RATIFICAÇÃO DAS ACUSAÇÕES DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO DO PARANA.
Aparteantes
Eduardo Suplicy.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2000 - Página 5698
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • RATIFICAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, OMISSÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PARANA (PR), APURAÇÃO, ACUSAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO, UTILIZAÇÃO, GOVERNADOR, AERONAVE, LIGAÇÃO, TRAFICO, DROGA, CAMPANHA ELEITORAL.

O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB - PR. Para explicação pessoal. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lamentável, lamentável que o Senador Hugo Napoleão tenha esperado o momento da minha ausência no plenário para me agredir de forma sórdida e solerte. Além de deselegante, esta é uma prática que homens firmes e de coragem, que são o conjunto dos Senadores da República, não utilizam amiúde. As denúncias que fiz em relação ao Governo do Paraná são verdadeiras. O Governador utilizou um avião e um helicóptero do narcotraficante Hussen na sua campanha e está profundamente envolvido com o narcotráfico e a corrupção.  

Foi um Governo, Senador Hugo Napoleão, que em quatro anos gastou R$500 milhões em propaganda, dinheiro que comprou a opinião da imprensa e foi desviado para o caixa dois do Governo do Estado. O seu Piauí provavelmente não tem muito mais do que isso como orçamento no ano. Foi o que o Governador gastou em propaganda. E as acusações que fiz, fiz de forma limpa e aberta. Não foram acusações por interpostas pessoas, não vim aqui no plenário ler textos que não escrevi, como fez o Senador Hugo Napoleão neste momento: calúnias assacadas, o ataque ao invés da defesa. O Governo do PFL do Paraná é absolutamente corrupto e corruptor. A polícia do Paraná explodiu com a chegada da CPI do Narcotráfico. O Delegado-Geral teve a sua prisão decretada por um juiz estadual e está foragido até hoje. E, logo mais adiante, o Secretário de Segurança, conhecido no Estado como Candinho Beira-Mar, simulou um pedido de demissão. O Paraná não tem comando. O Governador é frouxo, é tíbio e não consegue explicar de forma alguma como freqüentou os Municípios do Paraná no helicóptero e no avião do narcotraficante. Governo apodrecido, Governador do PDT que foi comprado pelo PFL no momento em que se concedeu na Comissão de Assuntos Econômicos empréstimo absolutamente irrazoável e ilegal. O Governo está falido; não consegue mais pagar a folha dos funcionários. Não paga férias e não paga décimo terceiro. O Banco do Estado do Paraná quebrou no processo de corrupção e, quando a polícia e o Ministério Público chegavam perto do principal ladrão, o Governador o nomeou Secretário de Estado para lhe dar foro privilegiado e lhe ajudar escapar das malhas da Justiça de primeiro grau.  

O Senador Hugo Napoleão prestou um serviço ao Governador como se fosse um verdadeiro pistoleiro de aluguel do PFL do Paraná. Disse coisas das quais não tem conhecimento e agrediu um companheiro que jamais faria a ele acusações rigorosamente absurdas e sem provas. Mas o mais terrível de tudo, Senador, é que, há 15 minutos, eu estava no plenário, mas V. Exª esperou o momento em que me retirei, seguramente imaginando que eu não voltaria mais, para ler a sua diatribe, o discurso que V. Exª não escreveu. Atitude covarde, Senador, que eu repilo com a máxima energia. O Governo do Paraná é corrupto, e quem se associa na defesa da corrupção também é corrupto.  

Senador, a sua defesa, por exemplo, do Ministro Rafael Greca, o seriíssimo Ministro Rafael Greca, explodirá dentro de alguns dias pela voz forte da Polícia Federal do Brasil. Tenho certeza absoluta de que o processo da Polícia Federal vai acabar em indiciamento e mais um dos pedetistas, adquiridos pela compra por meio de empréstimo na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, mostrará sua verdadeira face.  

Resta só uma dúvida: se a defesa que V. Exª fez do Governador Jaime Lerner o equipara a ele ou não. Se o equipara, só tenho a lamentar por V. Exª e pelo Piauí.  

 

Ò


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2000 - Página 5698