Fala da Presidência durante a 26ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

VISITA AO SENADO FEDERAL, HOJE, DO SR. XANANA GUSMÃO, LIDER POLITICO DO TIMOR LESTE.

Autor
Geraldo Melo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
Nome completo: Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • VISITA AO SENADO FEDERAL, HOJE, DO SR. XANANA GUSMÃO, LIDER POLITICO DO TIMOR LESTE.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2000 - Página 5795
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ANUNCIO, VISITA, SENADO, XANANA GUSMÃO, PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, TIMOR LESTE, PROCESSO, LUTA, LIBERDADE.
  • PROPOSIÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, EXPECTATIVA, APROVAÇÃO, PLENARIO, SUSPENSÃO, SESSÃO, OBJETIVO, HOMENAGEM, LIDER, PAIS ESTRANGEIRO, TIMOR LESTE.

O SR. PRESIDENTE (Geraldo Melo) - Antes de conceder a palavra à Senadora Heloisa Helena, a Presidência deseja comunicar, como acaba de se referir o Senador Eduardo Suplicy, que está prevista, para às 10h30, a visita do Presidente Xanana Gusmão ao Senado Federal. Embora ainda não se trate de um Chefe de Estado, trata-se de uma personalidade que, para o mundo de hoje, para a luta de libertação dos povos oprimidos do mundo, tem uma importância que a História já começa a reconhecer. E, considerando a importância se demonstrar, perante a Humanidade, que valeu a pena para o povo do Timor Leste a conquista da sua independência e que é preciso que se construa lá uma sociedade que conte com o apoio de todas as nações, o Brasil, de certa forma, tem o dever de ajudar a demonstrar aos timorenses que a liberdade, a democracia e a independência valem a pena.

Portanto, embora não possamos recebê-lo com as formalidades normais que são destinadas aos Chefes de Estado, pois não se trata ainda de um Chefe de Estado, a Presidência propõe, se não houver objeção do Plenário, que o Senado Federal dê um testemunho da posição desta Casa em relação ao assunto. E o testemunho que proponho é que a sessão de hoje seja suspensa, às 10h30, e todos os Srs. Senadores que estiverem presentes me acompanhem à Sala de Autoridades da Presidência do Senado, a fim de recebermos juntos o Presidente Xanana Gusmão. Assim, se não houver objeção do Plenário, a Presidência suspenderá a sessão para que esse gesto signifique uma homenagem do Senado Federal ao Presidente Xanana Gusmão.

            As Srªs e os Srs. Senadores que aprovam a suspensão da sessão queiram permanecer sentados. (Pausa)

Não havendo objeção, fica decidida a suspensão da sessão às 10h30.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2000 - Página 5795