Pronunciamento de Leomar Quintanilha em 03/04/2000
Discurso durante a 27ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL DO TOCANTINS - PERTINS.
- Autor
- Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
- Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ENERGIA ELETRICA.:
- LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL DO TOCANTINS - PERTINS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/04/2000 - Página 6355
- Assunto
- Outros > ENERGIA ELETRICA.
- Indexação
-
- CUMPRIMENTO, EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS, GOVERNADOR, IMPORTANCIA, LANÇAMENTO, PROGRAMA, ELETRIFICAÇÃO RURAL, MUNICIPIO, ARAGUAINA (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), BENEFICIO, TRABALHADOR RURAL, POSSIBILIDADE, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO.
O SR. LEOMAR QUINTANILHA
(PPB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores,
é com sentimento de profunda alegria que assomo à tribuna do Senado nesta tarde, para fazer um registro de um fato da maior importância para o desenvolvimento do Estado do Tocantins.
Sr. Presidente, na sexta-feira passada, o Governador Siqueira Campos lançou em Araguaína o projeto Pertins – Programa de Eletrificação Rural do Tocantins – e já o havia feito, há uma semana, no Município de Araguaçu, no sul do Estado – Araguaína localiza-se ao norte; Araguaçu, ao sul.
Demarrou o processo que deverá ser deflagrado no Estado inteiro, em suas diversas regiões, em seus diversos Municípios, levando os benefícios da energia elétrica ao homem do campo, ao trabalhador rural. Imagine V. Exª o impacto que o programa causará no Tocantins, onde a população rural, que representa 30% da população do Estado – número bastante significativo –, ainda não dispunha dos benefícios desse insumo tão trivial e tão comum, principalmente no meio urbano.
O fato teve uma repercussão muito grande, deu uma alegria enorme ao setor rural e proporcionará saltos de qualidade na vida socioeconômica do Estado. Não só terá o trabalhador rural do Tocantins a oportunidade de ver afastadas as trevas de sua casa à noite, mas também poderá ligar um ventilador, um rádio, uma televisão, uma geladeira, enfim, utilizar os benefícios que a energia elétrica, há muitos e muitos anos, vem propiciando ao cidadão urbano.
O mais importante é que a energia elétrica oferecerá ao trabalhador rural a possibilidade de melhorar, de aprimorar, as atividades que ali desenvolve com vistas a promover o sustento de sua família e provocar a geração de riquezas e, enfim, trazer divisas para o Estado.
O Programa de Eletrificação Rural do Estado de Tocantins, Sr. Presidente, veio em muito boa hora, no momento em que o Estado desenvolve um esforço muito grande para dotar o seu território da infra-estrutura necessária ao estabelecimento de um pujante programa de desenvolvimento.
Não é por acaso que programas, devidamente articulados, ali estão sendo implementados, como um programa rodoviário extraordinário, sem par no Brasil – nem os Estados brasileiros ricos puderam fazer, nesse período, tantas estradas asfaltadas como o Tocantins, integrando as suas regiões produtivas e, mais do que isso, integrando o Estado às demais regiões.
O desenvolvimento de um programa energético, com a construção da maior obra hoje em execução no Estado, a Usina Hidrelétrica do Lajeado Luiz Eduardo Magalhães, gerará 950 megawatts já no seu primeiro dia de funcionamento, propiciando ao Tocantins condições de deixar de ser importador para passar a exportador de energia elétrica.
Sr. Presidente, no momento em que um relatório recente de técnicos do setor afirma que não só as Regiões Sul e Sudeste, mas também a Nordeste carecem urgentemente da geração de energia, certamente o Tocantins, por meio da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, estará apto a dar uma contribuição significativa para mitigar essa demanda reprimida existente no País. E, ainda na bacia desse rio – região para com a qual a natureza foi generosa, dadivosa –, mais cinco novas hidrelétricas já estão programadas para entrar em funcionamento tão rápido quanto possível, já que optamos por entregar essas obras ao setor privado, o que viabiliza essas construções com maior rapidez e agilidade.
Seguramente, num futuro próximo, o Tocantins estará dando a sua contribuição para o atendimento dessa demanda reprimida hoje existente no País, principalmente agora que o Presidente Fernando Henrique, ao interligar os dois grandes sistemas nacionais de energia elétrica – o Norte e o Sul do País –, ofereceu as condições necessárias ao aproveitamento imediato da energia elétrica gerada no Tocantins.
Por essa razão, Sr. Presidente, deixo aqui registrados meus cumprimentos aos produtores rurais do meu Estado e também ao Governador Siqueira Campos por essa extraordinária obra e pelos extraordinários benefícios que ela trará à população do meu Estado e à população brasileira.
¿¤