Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

PREOCUPAÇÃO COM O NÃO ATENDIMENTO DAS REIVINDICAÇÕES DOS INDIOS DE RORAIMA.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • PREOCUPAÇÃO COM O NÃO ATENDIMENTO DAS REIVINDICAÇÕES DOS INDIOS DE RORAIMA.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2000 - Página 6387
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, INDIO, COMENTARIO, APREENSÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • REGISTRO, PRESENÇA, COMUNIDADE INDIGENA, ESTADO DE RORAIMA (RR), CAPITAL FEDERAL, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), OBJETIVO, REIVINDICAÇÃO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA, JOSE CARLOS DIAS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), SOLUÇÃO, PROBLEMA, DEMARCAÇÃO, RESERVA INDIGENA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, OFICIO, REIVINDICAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA, ESTADO DE RORAIMA (RR), DOCUMENTO, DENUNCIA, OCORRENCIA, PRISÃO, INDIO, DESTINAÇÃO, JOSE CARLOS DIAS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ).

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, no dia 19 próximo, vamos comemorar o Dia do Índio, e eu queria comunicar ao Senado e à Nação a grave situação que está atravessando parcela considerável dos índios de Roraima. Registro, inclusive, a presença, nas galerias, de lideranças indígenas de Roraima, as quais estão em Brasília há mais de vinte dias, tentando conseguir uma audiência com o Ministro da Justiça para resolver uma questão de interesse particular deles em relação à demarcação de área indígena. Ainda não foram recebidos por S. Exª. Embora a solicitação tenha sido feita por um senador e por sete deputados da Bancada, o Ministro simplesmente ignora a presença desses índios.  

Mais grave ainda, Sr. Presidente, é que outros índios, também das mesmas etnias dos que aqui estão representados, ocupam a sede da Funai desde o dia 21 de fevereiro, quando esteve em Roraima o presidente daquela entidade, Carlos Marés, ocasião em que lhe entregaram uma pauta de reivindicações e não tiveram qualquer tipo de atendimento. Além disso, a Funai entrou com um pedido na Justiça para que fossem desalojados os índios. Depois, temendo a repercussão pública dessa ação - o próprio órgão tutor dos índios agindo contra eles -, utilizou uma ONG, que tem contrato assinado com a Fundação Nacional de Saúde para prestar assistência aos índios daquela região, para solicitar a desocupação do órgão. Essa desocupação foi feita pela Polícia Federal, que prendeu seis índios e os mantém detidos. E a Funai, como órgão tutor, nada fez para libertá-los.  

Portanto, Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, em Roraima, há um órgão responsável pela defesa do índio trabalhando contra ele e agindo apenas em favor das ONGs aliadas a essa política nefasta que a Funai vem fazendo no Brasil, especialmente no meu Estado, Roraima.  

Sr. Presidente, eu gostaria de pedir que fossem registrados nos Anais da Casa não só o documento de reivindicação dos índios de Roraima, da região Raposa Serra do Sol, como também o documento que foi encaminhado ao Sr. Ministro da Justiça, denunciando a prisão dos seis índios, dos quais três são tuxauas de malocas daquela região.  

Ao registrar esse fato, quero pedir à Presidência da Casa apoio e providências, pois estivemos com o Presidente Antonio Carlos Magalhães há alguns dias e S. Exª se dispôs a nos ajudar na solicitação de uma providência do Governo Federal para que olhe os índios de maneira mais respeitosa e mais digna.  

Muito obrigado.  

************************************************************** 

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.  

************************************************************* 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2000 - Página 6387