Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMENTARIOS A DISCURSO PRONUNCIADO PELO MINISTRO DA GESTÃO E ORÇAMENTO, EM REUNIÃO DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • COMENTARIOS A DISCURSO PRONUNCIADO PELO MINISTRO DA GESTÃO E ORÇAMENTO, EM REUNIÃO DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO.
Publicação
Publicação no DSF de 07/04/2000 - Página 6597
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, PRESENÇA, GOVERNO BRASILEIRO, REUNIÃO, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID).
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, MARTUS TAVARES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG), REUNIÃO, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), DEMONSTRAÇÃO, ESFORÇO, GOVERNO BRASILEIRO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB – RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer uma registro que considero importante, que é a presença do Governo brasileiro na 15ª Reunião da Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, representado pelo Ministro da Gestão e Orçamento, Martus Tavares.  

Tenho em mãos o discurso do Ministro Martus Tavares e, numa competente explanação, não só o Ministro demonstrou os caminhos da estabilidade, o esforço fiscal, o esforço de equilíbrio e o próprio esforço de ação na área social que o Governo está realizando, como também convidou as organizações amigas a buscarem caminhos para implementar o desenvolvimento na região.  

O Ministro Martus Tavares registrou e reafirmou novamente proposta do Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando da celebração dos 40 anos do BID, no Rio de Janeiro, ocasião em que fez a proposta de que o Banco financiasse um estudo dos eixos de desenvolvimento da América Latina, ou seja, o Banco Interamericano de Desenvolvimento procurasse estruturar um plano de desenvolvimento em conjunto com os países, para que a América Latina possa, harmonicamente, buscar os caminhos de uma economia complementar onde se possa resgatar a pobreza que ainda impera em grande parte da região.  

E, no final do discurso, o Ministro Martus Tavares também reafirmou o convite do Presidente Fernando Henrique para que a Assembléia Anual de Corporação do Banco se realize, em 2002, em solo brasileiro.  

Gostaria, portanto, de fazer o registro da postura e da ação do Ministro e pedir que o discurso do Governo brasileiro nessa assembléia seja transcrito na íntegra.  

Muito obrigado.  

******************************************** 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.  

******************************************** 

 

\` X X


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/04/2000 - Página 6597