Pronunciamento de Jader Barbalho em 05/04/2000
Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
RESPOSTA AS ACUSAÇÕES DO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.
- Autor
- Jader Barbalho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
- Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
- RESPOSTA AS ACUSAÇÕES DO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/04/2000 - Página 6489
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
- Indexação
-
- REITERAÇÃO, POSIÇÃO, ORADOR, REFERENCIA, POLITICA SALARIAL.
- CRITICA, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, OFENSA, ORADOR, COMBATE, POSSIBILIDADE, CANDIDATURA, PRESIDENCIA, SENADO.
- SUSPEIÇÃO, PERSEGUIÇÃO, ORADOR, AUTORIA, PRESIDENTE, SENADO, OBJETIVO, DESVIO, ATENÇÃO, IMPRENSA, ACUSAÇÃO, NICEIA PITTA, CIDADÃO, DENUNCIA, COMPROMETIMENTO, IRREGULARIDADE, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
- SUGESTÃO, LICENCIAMENTO, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, PRESIDENTE, SENADO, TRAMITAÇÃO, PROCESSO, PERDA, MANDATO.
- CRITICA, PRESIDENTE, SENADO, AUSENCIA, FORMALIZAÇÃO, ACUSAÇÃO, ORADOR, ESCLARECIMENTOS, INQUERITO.
- LEITURA, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, ACUSAÇÃO, CORRUPÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, PREJUIZO, REPUTAÇÃO, LEGISLATIVO.
O SR. JADER BARBALHO
(PMDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, em primeiro lugar, quero fazer uma homenagem a todos os presidentes do Senado Federal, até a figura do ex-Presidente José Sarney, que, com equilíbrio, seriedade e, acima de tudo, preservando a dignidade e a imagem do Senado, presidiram esta Casa.
Em segundo lugar, Sr. Presidente, ouvimos, há pouco, o Senador Antonio Carlos dizer que tivemos um debate aqui na última quarta-feira. De fato tivemos. Vim à tribuna do Senado e debatemos aqui a respeito da questão de política salarial, de salário mínimo. Tive eu a oportunidade de fazer uma observação, que me parece natural nos parlamentos e na democracia, a respeito do contraditório. Só levantei a questão que S. Exª defendia o salário mínimo maior do que o concedido e, em contraposição, era o seu ministro da Presidência Social, que no Palácio do Planalto, em reunião presidida pelo Senhor Presidente da República, dizia que a Previdência quebraria se fosse maior que R$151.
Que mal fiz, que deselegância cometi, Sr. Presidente? Fiz aquilo que é natural em qualquer parlamento: estabelecer o contraditório sobre um tema que interessa a todos.
O Sr. Antonio Carlos vem à tribuna e diz que eu o ofendi. Não, eu não o ofendi. Fui ofendido. O Sr. Antonio Carlos Magalhães, Presidente do Senado Federal, recebendo, no dia seguinte, sindicalistas, e não tendo o cuidado de zelar pela dignidade e pela imagem do Senado Federal, fez a seguinte consideração: "Jader não sabe o que é trabalhar para ganhar dinheiro. û