Discurso durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM PELO TRANSCURSO, HOJE, DO DIA DO JORNALISTA. CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEI DE IMPRENSA. LEITURA DE NOTA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO DISTRITO FEDERAL.

Autor
Roberto Saturnino (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. IMPRENSA.:
  • HOMENAGEM PELO TRANSCURSO, HOJE, DO DIA DO JORNALISTA. CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEI DE IMPRENSA. LEITURA DE NOTA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO DISTRITO FEDERAL.
Aparteantes
Carlos Patrocínio, Heloísa Helena, Romero Jucá.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2000 - Página 6668
Assunto
Outros > HOMENAGEM. IMPRENSA.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, JORNALISTA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, VALORIZAÇÃO, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, RESPONSABILIDADE, JORNALISTA, PRESERVAÇÃO, LINGUA PORTUGUESA, COMPROMISSO, DIVULGAÇÃO, VERDADE, POPULAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, POLITICA, DEMOCRACIA, PAIS.
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, EXISTENCIA, ETICA, EXERCICIO, ATIVIDADE, IMPRENSA, DEFESA, ELABORAÇÃO, LEGISLAÇÃO, LIMITAÇÃO, DIFUSÃO, INFORMAÇÃO.
  • LEITURA, DOCUMENTO, AUTORIA, SINDICATO, JORNALISTA, DISTRITO FEDERAL (DF), CRITICA, GOVERNO FEDERAL, OCORRENCIA, ARBITRARIEDADE, VITIMA, CATEGORIA PROFISSIONAL.

O SR. ROBERTO SATURNINO (PSB - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, 07 de abril, é o Dia do Jornalista. Eu desejava, e para esse fim fiz um requerimento, que esta sessão fosse dedicada exclusivamente a homenagear e, ao mesmo tempo, a discutir as missões e a forma pela qual estão sendo desempenhadas. Infelizmente, por uma razão regimental - já havia dois pedidos de sessão especial para este mês -, não foi possível. Porém, não queria que passasse em branco esta efeméride importantíssima na vida política deste País e de qualquer país do mundo. Faço, então, este pronunciamento com o objetivo de suscitar reflexões e discussões sobre a natureza da missão do jornalista e a forma como vem sendo desempenhada em nosso País.  

Antes de tudo, quero homenagear essa classe de trabalhadores da informação, de trabalhadores que produzem um bem público essencial, um serviço público, que é a informação à opinião pública; trabalhadores que pertencem a um setor que hoje reconhecidamente constitui um quarto poder, desta e de qualquer república democrática, em qualquer país do mundo.  

Trata-se, aliás, de um poder que muitos vêem mais forte do que os três poderes tradicionais, convencionais, instituídos numa democracia, na medida que esse quarto poder define a pauta de discussão dos assuntos políticos de uma nação, define as tendências da opinião pública, define as correntes de opinião pública e, por conseguinte, define todo o substrato onde se forjam os resultados eleitorais e, por conseguinte, a distribuição de poder.  

û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2000 - Página 6668