Discurso durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

RESULTADOS DA VIAGEM DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO A VENEZUELA, COM A ASSINATURA DE ACORDO PARA EXPLORAÇÃO CONJUNTA DE PETROLEO PELA PETROBRAS E PDVSA, E A SOLUÇÃO PARA CONTINUIDADE DA CONSTRUÇÃO DA LINHA DE TRANSMISSÃO DE GURI. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • RESULTADOS DA VIAGEM DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO A VENEZUELA, COM A ASSINATURA DE ACORDO PARA EXPLORAÇÃO CONJUNTA DE PETROLEO PELA PETROBRAS E PDVSA, E A SOLUÇÃO PARA CONTINUIDADE DA CONSTRUÇÃO DA LINHA DE TRANSMISSÃO DE GURI. (COMO LIDER)
Aparteantes
Carlos Patrocínio, Romero Jucá.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2000 - Página 6682
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • COMENTARIO, RESULTADO, VIAGEM, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, VISITA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, OBJETIVO, SOLUÇÃO, PROBLEMA, RETOMADA, CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, ENERGIA ELETRICA.
  • REGISTRO, ACORDO, GOVERNO BRASILEIRO, GOVERNO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, PARCERIA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), EMPRESA ESTRANGEIRA, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, DIVERSIDADE, REGIÃO, AMERICA LATINA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, pedi a palavra pela Liderança do PSDB para registrar a importância da viagem do Presidente Fernando Henrique Cardoso à América Central, à Venezuela, e o resultado positivo de importantes questões.  

Em primeiro lugar, foi solucionada a pendência que havia no país vizinho, a Venezuela, para a continuidade da construção da linha de transmissão de Guri. A obra estava paralisada por questões ambientais e por disputa com comunidades indígenas venezuelanas. Entretanto, o Presidente Fernando Henrique Cardoso e o Presidente Chaves assinaram um acordo que dá desdobramento aos entendimentos entre Venezuela e Brasil para que tanto a Petrobras quanto a PDVSA possam atuar conjuntamente na exploração de petróleo em determinadas regiões da América Latina. Segundo os especialistas, esse acordo é um caminho a mais para que atuemos conjuntamente, a Petrobras e da PDVSA. Esse acordo, inclusive, já é denominado por alguns de "Petroamérica", uma empresa de prospeção de petróleo que seria uma das maiores do mundo, que contaria com a experiência brasileira da exploração em águas profundas e a da Venezuela, que hoje é o maior exportador de petróleo para o Brasil. Ampliando a compra de petróleo de US$1bilhão, em 1998, para US$1,7, em 1999. Portanto, a ação conjunta dos dois Presidentes deve ser saudada. Por isso, em nome da Liderança do PSDB, registro essa ação importante para o meu Estado, Roraima, e para o País, no intuito de buscar uma maior integração da América Latina.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2000 - Página 6682