Discurso durante a 34ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

MANIFESTAÇÃO DE SOLIDARIEDADE AO POVO PERUANO DIANTE DA EVIDÊNCIA DE FRAUDES NO PROCESSO ELEITORAL PRESIDENCIAL. (COMO LIDER)

Autor
Roberto Saturnino (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • MANIFESTAÇÃO DE SOLIDARIEDADE AO POVO PERUANO DIANTE DA EVIDÊNCIA DE FRAUDES NO PROCESSO ELEITORAL PRESIDENCIAL. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2000 - Página 7063
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • APREENSÃO, OCORRENCIA, FRAUDE, ELEIÇÕES, PAIS ESTRANGEIRO, PERU, FAVORECIMENTO, REELEIÇÃO, ALBERTO FUJIMORI, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, SOLIDARIEDADE, ORADOR, POVO.
  • COMENTARIO, SITUAÇÃO POLITICA, AMERICA LATINA, OCORRENCIA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, OPOSIÇÃO, GOVERNO, LIBERALISMO.

O SR. ROBERTO SATURNINO (PSB – RJ. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei breve, não quero roubar o tempo dos colegas.  

Apenas para expressar a preocupação do PSB, e naturalmente de todos os partidos que comungam dos nossos ideais, com a situação que está ocorrendo no Peru. As eleições estão se processando e há evidências de cometimento de fraude. Há um evidente cansaço do povo peruano com a política neoliberal que o infelicitou por tanto tempo. Cresce o movimento de rejeição contra o terceiro mandato do Presidente Fujimori. Nessas condições, a revolta popular vai ganhando dimensão e nos preocupando. A fraude não pode ser cometida. Observadores internacionais começam também a anunciar ao mundo evidências cada vez mais fortes de fraudes para que o candidato Fujimori vença as eleições no primeiro turno e isso pode gerar revoltas, manifestações e até uma comoção social naquele País vizinho.  

Sr. Presidente, a América do Sul já dá sinais também de exaustão dessa mesma política. Já houve manifestações populares intensas no Equador com a decisão da dolarização; agora mesmo, ocorre na Bolívia uma verdadeira comoção, que exige, por parte do Governo, uma repressão forte; temos notícia da guerrilha na Colômbia, que o Governo não consegue debelar; e o terremoto político sacudiu a Venezuela e instaurou lá um regime realmente novo e interessante sob todos os pontos de vista. Mas o fato é que essa situação, em nosso continente, nas nossas vizinhanças, nos aflige.  

Desse modo, queremos aqui, em nome do Partido Socialista Brasileiro, manifestar a nossa preocupação e a nossa solidariedade com o povo do Peru, que está rejeitando claramente o terceiro mandato Fujimori, e expressar a nossa preocupação em relação às possibilidades de fraude que poderiam deflagrar um movimento popular intenso de revolta naquele País.  

Era o que queria dizer, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2000 - Página 7063