Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

VALORIZAÇÃO DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO A VITIMAS E TESTEMUNHAS.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • VALORIZAÇÃO DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO A VITIMAS E TESTEMUNHAS.
Aparteantes
Artur da Tavola, Bernardo Cabral, Jefferson Peres.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2000 - Página 7229
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, SIGILO, ATIVIDADE POLICIAL, PROGRAMA, PROTEÇÃO, VITIMA, TESTEMUNHA, OBTENÇÃO, VITORIA, OPERAÇÃO, CAPTURA, PRISÃO, CRIMINOSO.
  • PROTESTO, INEFICACIA, SISTEMA, PROTEÇÃO, VITIMA, TESTEMUNHA, BRASIL.
  • ELOGIO, ATENÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), MANUTENÇÃO, SISTEMA, PROTEÇÃO, VITIMA, TESTEMUNHA, EFICACIA, COMBATE, CRIME, PRESERVAÇÃO, DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, CIDADÃO.

O SR. ROMEU TUMA (PFL – SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um tumor matou no último dia 2, nos Estados Unidos, a maior testemunha já surgida contra o crime organizado internacional. Trata-se de Tommaso Buscetta, preso no Brasil ao tempo em que me encontrava na Superintendência da Polícia Federal e extraditado para a Itália, sua terra natal.  

Abro aqui um parêntese no intuito de dizer que, para obter êxito, uma operação policial tem que estar revestida de sigilo. E tal operação envolveu mais de um Estado, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. Foi planejada sob a tutela do então Diretor, Coronel Moacyr Coelho, eu na Superintendência, em São Paulo, e mais os superintendentes de outros Estados.  

Sabedores da chegada de Tommaso Buscetta ao Brasil, onde vinha tentar estabelecer uma ligação de plantio com a distribuição de drogas na Itália, iniciamos a operação. E, por circunstâncias que não descreverei agora, foi ele preso quando eu chefiava a diligência em São Paulo. Todos os que operaram nela somente tinham conhecimento de suas missões no momento de executá-las. Assim, a preservação do sigilo, em qualquer operação, possibilita um grande índice de sucesso e o desejo de preservar a vida daqueles que estão a serviço da sociedade. Se houver falha, vazamento ou anúncio de qualquer tipo de operação antes da sua execução, isso poderá, sem dúvida, trazer como conseqüência a perda de alguns quadros em trabalho pré-organizado.  

A colaboração desse "arrependido" com o saudoso Juiz italiano Giovanni Falcone reÙ û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2000 - Página 7229