Pronunciamento de Ernandes Amorim em 13/04/2000
Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
SOLICITAÇÃO A MESA PARA INSTALAÇÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO QUE INVESTIGARA A ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISAS NO PROCESSO ELEITORAL, CONFORME REQUERIMENTO APROVADO PELO SENADO.
- Autor
- Ernandes Amorim (PPB - Partido Progressista Brasileiro/RO)
- Nome completo: Ernandes Santos Amorim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ELEIÇÕES.:
- SOLICITAÇÃO A MESA PARA INSTALAÇÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO QUE INVESTIGARA A ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISAS NO PROCESSO ELEITORAL, CONFORME REQUERIMENTO APROVADO PELO SENADO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/04/2000 - Página 7236
- Assunto
- Outros > ELEIÇÕES.
- Indexação
-
- REITERAÇÃO, SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, IRREGULARIDADE, ATUAÇÃO, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, MANIPULAÇÃO, DADOS, RESULTADO, PESQUISA, PROCESSO ELEITORAL, FAVORECIMENTO, CANDIDATO.
- DEFESA, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, MESA DIRETORA, CONVITE, DIRETOR, RESPONSAVEL, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, COMPARECIMENTO, SENADO, ESCLARECIMENTOS, DIFERENÇA, RESULTADO, PESQUISA.
O SR. ERNANDES AMORIM
(PPB - RO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na verdade, estamos aqui nesta tribuna para fazer uma solicitação à Mesa em relação à CPI das Pesquisas. V. Exª deu entrada nesta Casa ao pedido de uma CPI, que foi aprovado. Findo o primeiro prazo, V. Exª entrou com um requerimento pedindo a reativação dessa CPI, e até agora a Mesa não solicitou aos Líderes a nomeação dos representantes dos partidos nessa CPI.
Solicito que a Mesa providencie o contato com os partidos para instalar novamente essa CPI.
Por que instalá-la novamente?
Estamos nos aproximando de um momento importante, que são as eleições municipais. Alguns representantes de institutos de pesquisa já usam esse instrumento para prejudicar alguns políticos e avantajar outros.
Ainda esta semana, a IstoÉ, por meio da Brasmarket, apresentou uma pesquisa na região dos Estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá. Pelo que se vê, trata-se de uma pesquisa séria. Temos avaliações particulares, feitas por interesses próprios, na nossa região. Levantando aqueles números, eles batem com os dessa empresa de pesquisa, que é a Brasmarket.
No meu Estado de Rondônia, há um outro instituto, chamado Marca Prévia, que nas eleições passadas usou e abusou do direito de publicar pesquisas infundadas, que só serviam para prejudicar um político e levantar outro. Considero isso um roubo ao direito da pessoa, um crime. E esse crime tem sido usado por empresas, lá no meu Estado, para se colher proveito.
Há poucos dias, a Marca Prévia, na mesma data da pesquisa da Brasmarket, apresentou no meu Município de Ariquemes, Rondônia, alguns números que me colocam em terceiro lugar na minha cidade, que me elegeu Deputado Estadual por duas vezes e Prefeito. Agora, o eleitorado quer porque quer que eu volte a ser Prefeito daquela cidade, tanto que temos pesquisa em que o meu nome está 20 pontos na frente do segundo colocado.
Não me refiro a essas pesquisas, até porque não importam para mim, porque tenho consciência do que está acontecendo. Mas imagino a bandidagem existente nesse setor para as eleições de 2002, para outras pessoas que trabalham com muito afinco pelo direito de conquistar uma vaga na área política e são diminuídas por esses institutos de pesquisa.
Por isso, Sr. Presidente, neste momento, estamos reiterando esse pedido de instalação dessa CPI. A nossa intenção é fazer um requerimento à Mesa para convidar à CPI o Diretor ou responsável da Brasmarket e o responsável por esse instituto de pesquisa no Estado de Rondônia, a Marca Prévia, para virem ao Senado nos explicar qual a diferença entre uma pesquisa e outra, tendo em vista que a Brasmarket teve contrato com aquela empresa do Estado de Rondônia, que pesquisou, no ano passado, para a Brasmarket, que até publicou a pesquisa. Agora, tenho as minhas dúvidas sobre o que teria acontecido: a própria Brasmarket recebeu um resultado dessa empresa de Rondônia e publicou-o nacionalmente, enquanto a empresa do Estado de Rondônia publicou outro resultado, a fim de prejudicar seus desafetos ou atrair interesses econômicos.
Ainda bem, Sr. Presidente, que apresentamos e aprovamos aqui a Lei de Responsabilidade Fiscal. Tenho certeza que, a partir de agora, os governos que utilizavam dinheiro do sistema e do povo com a finalidade de pagar pesquisas fajutas passarão a ser enquadrados.
Solicito à Mesa que se instale essa CPI, pois a intenção é convocar os dois institutos para saber qual dos dois está mentindo, qual deseja prejudicar determinadas pessoas no Estado.
Muito obrigado.
iaud