Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO "CORREIOS 2010", PROMOVIDO PELO JORNAL DO BRASIL. CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTANCIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELA CPI DO NARCOTRAFICO.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO. DROGA.:
  • REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO "CORREIOS 2010", PROMOVIDO PELO JORNAL DO BRASIL. CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTANCIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELA CPI DO NARCOTRAFICO.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2000 - Página 7291
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO. DROGA.
Indexação
  • REGISTRO, SEMINARIO, DEBATE, REFORMULAÇÃO, SERVIÇO POSTAL, PROMOÇÃO, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PARTICIPAÇÃO, PIMENTA DA VEIGA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC).
  • IMPORTANCIA, TRABALHO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), DROGA, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROVOCAÇÃO, DENUNCIA, PRISÃO, ESTADOS, ESPECIFICAÇÃO, FRONTEIRA, BRASIL.
  • REPUDIO, DECISÃO, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DE RORAIMA (RR), IMPEDIMENTO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), DROGA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB – RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, procurarei ser rápido para que o Senador Sebastião Rocha possa usar a palavra.  

Pretendo fazer dois registros. O primeiro é sobre o seminário Correios 2010, promovido pelo Jornal do Brasil , que debateu a reformulação do sistema postal brasileiro. Essa discussão é extremamente importante. Sabemos que o perfil da questão postal está mudando no mundo todo. As grandes empresas de carga estão tomando conta do mercado mundial. É importante que a realidade brasileira se adeqüe a uma legislação e a um perfil novos de prestação de serviços, inclusive agregando a atividade privada. Quero louvar o Ministro Pimenta da Veiga por sua participação e pela discussão ampla e democrática desse processo.  

Gostaria de registrar ainda a importância da CPI do Narcotráfico no levantamento de alguns temas extremamente relevantes. Em Pernambuco, três pessoas foram presas e várias denúncias foram apresentadas contra deputados estaduais e autoridades do Estado. No Amapá, Estado do Senador Sebastião Rocha, a CPI está apurando questões graves, inclusive no tocante à Assembléia Legislativa e ao Tribunal de Contas do Estado. É importante que a CPI do Narcotráfico investigue, em todos os Estados, principalmente nos Estados de fronteira, nos Estados mais distantes, essas relações de autoridades com a questão do narcotráfico.  

Infelizmente, no meu Estado de Roraima, havia sido proposta uma CPI na Assembléia Legislativa, uma CPI do Narcotráfico, e a maioria dos Deputados, ligados ao Governador do Estado, impediram que fosse instalada, num gesto extremamente estranho que gostaríamos de repudiar, porque é importante que todos os mecanismos legais e democráticos sejam utilizados para se levantar essa questão e se combater o narcotráfico. Portanto, rapidamente, quero louvar a ação da CPI do Narcotráfico, cobrar uma apuração séria e dura acerca das denúncias levantadas no Estado do Amapá e pedir à CPI do Narcotráfico que continue investigando, principalmente no Norte do Brasil, para barrar o narcotráfico, que, infelizmente, cresce a proporções vistas.  

Muito obrigado, Srª Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2000 - Página 7291