Discurso durante a 36ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM A REVISTA PALAVRA, DA EDITORA GAIA, DE BELO HORIZONTE, PELO TRANSCURSO DO PRIMEIRO ANO DE CIRCULAÇÃO.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM A REVISTA PALAVRA, DA EDITORA GAIA, DE BELO HORIZONTE, PELO TRANSCURSO DO PRIMEIRO ANO DE CIRCULAÇÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2000 - Página 7357
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PERIODICO, PALAVRA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DIFUSÃO, INFORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO, CULTURA, PAIS.
  • CUMPRIMENTO, ZIRALDO ALVES PINTO, ESCRITOR, INICIATIVA, CRIAÇÃO, PERIODICO, PALAVRA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL – MG. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores, venho de Minas para falar sobre uma publicação de grande êxito em todo o País.  

A revista Palavra foi criada exatamente há um ano e, agora, neste mês, está comemorando o seu aniversário. Por isso mesmo, editou um número especial, para ser levado aos leitores de Minas e do Brasil que se interessam por uma publicação de alto relevo. Ela foi projetada por pessoas devotadas, que trabalham dia e noite sob o clima de paixão, de inteligência e de talento.  

Um ano de existência ! Essa revista está completando este mês seu primeiro ano de existência. Uma iniciativa cultural, nascida em Minas Gerais para mostrar, de forma diferenciada, os temas que edita, com textos tratados à altura desse propósito. Palavra, como define o editorial de seu primeiro número especial e neste de seu aniversário, nasceu brasileira. Uma revista de Minas para o Brasil inteiro.  

A criação dessa revista deve-se a Ziraldo Alves Pinto, jornalista e escritor famoso, mineiro de Caratinga. Atualmente é publicada pela Editora é Gaia, presidida por Angela Gutierrez, figura de forte presença no meio cultural e empresária bem-sucedida, mas também uma apaixonada pelas artes, especialmente a arte sacra. A ela a revista foi confiada recentemente e, no seu número especial de aniversário, o Editor José Eduardo Gonçalves diz que toda a sua equipe se orgulha de tudo o que foi feito nesses breves, longos e trabalhosos 12 meses.  

Palavra também, como define o mesmo editorial, é uma revista feita com um aditivo que a diferencia das publicações convencionais: a paixão, paixão total. Palavra surgiu para surpreender, abrindo espaço para harmonizar jornalismo e cultura. A cada edição publicou temas que representam um painel vibrante da extraordinária diversidade cultural brasileira, manifesta nas artes, no comportamento, nos ritos e tradições, na força de uma produção igualmente jovem e inovadora. Nesse elenco figuram o samba de raiz, como igualmente houve espaço para rádios comunitárias, como a Rádio Favela , de Belo Horizonte; o entorno de Brasília; a festa de São João, o Nordeste; o Congo, no Espírito Santo; enfim, o ritmo de todos os pontos do País.  

Sr. Presidente, a revista está circulando normalmente, em todas as bancas do País, inclusive nos aeroportos e nas livrarias, sempre procurada por mineiros e pelos demais brasileiros.  

Quero destacar que, mineira de Belo Horizonte e da bela cidade de Inhaúma, Angela Gutierrez reside em ambas. É uma notável colecionadora, a quem Minas e o País devem um dos melhores museus de arte sacra, implantado em Ouro Preto, formado por um acervo de 162 oratórios brasileiros e 300 imagens, incluindo um Aleijadinho. Desse museu saiu grande parte das obras para a exposição "Barroco - entre o Céu e a Terra", realizada em Paris, no ano passado. Esse museu daquela cidade histórica mineira reúne o maior acervo de oratórios do mundo.  

Sr. Presidente, o desafio está colocado e terá sempre um horizonte de esperança e êxito. A empresária editorial Angela Gutierrez afirma: "A revista é um desafio", por isso está "abandonando um pouco a fazenda" de seu pai, que faleceu. E justifica: "Não foi uma mulher que, de repente, chegou à Revista para fazer uma graça. Entrei, sim, mas tenho os pés no chão".  

Um desafio, sim, mas acrescentamos, já vitorioso.  

No afã de levar à frente o projeto, acrescenta: "Fiz um projeto para a Lei Rouanet, procurei empresários. Estou fazendo o que posso. Agora, quero ver o resultado". E, dessa luta empresarial, define: "É complicado, como tudo no Brasil. Você abre o caminho na base da foice".  

Sr. Presidente, Angela Gutierrez é ex-Secretária de Educação do Governo de Minas. É Conselheira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente, é Presidente da Editora Gaia, que publica a Revista Palavra. Filha do meu amigo Flávio Gutierrez , meu amigo e empresário vitorioso, apaixonado por sua terra e amigo de muita gente no Brasil, com sua insuperável personalidade no mundo do trabalho e do talento, em Minas Gerais. Já não é vivo, mas é a inspiração do trabalho e da devoção de todos os que se entregaram à tarefa desafiante de editar uma revista em Belo Horizonte e fazê-la circular em todo o Brasil. A mãe deAngela, Nenem Gutierrez, é minha amiga, a qual oferece uma colaboração fantástica às atividades da filha, especialmente na revista sobre a qual estamos falando.  

Sr. Presidente, desde a sua criação, por Ziraldo, a revista Palavra mantém como idéia central a construção de matérias sobre as manifestações culturais situadas fora do eixo Rio-São Paulo. Por isso, dedica-se a temas de Minas, do Nordeste, do Norte e do Sul, mas também - e por que não? - aos assuntos paulistas, fluminenses e cariocas, enfocando suas produções de teatro, cinema, história, poesia, literatura, música e o que mais houver de seus grandes nomes e artistas.  

Para levar avante o projeto, uniram-se a Ziraldo, como fundadores da Editora da Palavra, nove outros jornalistas. Alguns continuam nessa nova fase da revista, tendo agora, como editor-geral, o jornalista José Eduardo Gonçalves. Sob seu comando, uma equipe da qual participam Nely Rosa, Tonico Mercador, Israel do Vale, Luciana Tonelli, Wagner Merije, Iêda Ferreira, Sérgio Ribeiro, Ana Cláudia Garcia, Kely Moreira, Nancy Rosa, David Fonseca, José Antonio Ribeiro e Jorge Emil.  

Sr. Presidente, Palavra é contemporânea. A modernidade da revista mineira exterioriza-se pelos temas que seleciona, com a paixão total lembrada pelo seu editor. Um exemplo é a entrevista com o historiador Francisco Iglésias, publicada no número inaugural.  

As últimas impressões desse historiador vieram a lume em forma de entrevista dois meses após a sua morte, no ano passado. Na entrevista, como em toda a sua vida, o saber de Francisco Iglésias se confundia com sua cativante humildade, e ali fala do conhecimento humano, lamentando sua precariedade no plano da vida individual. São dele estas palavras: "Para a História, o tempo longe de mim é o tema mais perfeito, porque sobre este pode-se ter uma perspectiva mais sedimentada. Porque já passou. Mas o tempo que estamos vivendo, dificilmente nós o apreendemos. Não se percebe o dia-a-dia, o momento que se vive. Só se percebe depois que ele foi vivido, depois que ele passou."  

Sr. Presidente, nesta hora, é necessária uma palavra de reconhecimento a uma luta e a uma demonstração de fé no País, que parte de Minas Gerais por intermédio da revista Palavra  

Às vezes, as palavras que edita a respeito voltam no tempo, para mostrar as origens heróicas e humildes de pessoas que, pelo esforço, pela perseverança e pela fé no Brasil, vencem obstáculos.  

Foi assim no número 4, de julho do ano passado, ao mostrar um desses exemplos, o da nossa brava Senadora Marina, vinda do seringal do Acre para engrandecer o trabalho legislativo com sua comovente história de vida. E de experiência  

Sr. Presidente, já no primeiro número, dizia, em editorial, Ziraldo, o inventor da revista: "Esta é uma revista que nasce em Minas Gerais com a pretensão de ser uma publicação pela qual se interessa o Brasil inteiro. Por várias razões, a revista vai chamar-se Palavra. Primeiro, porque ninguém se lembrou até hoje de uma palavra mais bonita para se dar título a uma revista nem a uma editora, que será a nossa: Editora da Palavra, nomes que as fazem parecer fundadoras, pioneiras. Segundo, porque é da palavra que nascem todas as idéias do homem - no princípio era o Verbo – e, como afirmei antes, a palavra é o átomo da alma. E a última razão é que, em Português, a palavra "palavra" tem o dom mágico de conter nela mesma - por linda coincidência e sem qualquer implicação semântica - a matéria-prima e seu instrumento. Somente com a palavra pode-se mover a palavra, tirar dela sua essência, tocar o próprio coração da palavra, já que ela é lavra, já que ela é pá."  

Sr. Presidente, ao risco inerente à ousadia se impõe o diálogo com a seriedade e o equilíbrio da gestão profissional. Quando as forças do mercado ameaçaram abortar o projeto, a coragem de Angela Gutierrez, certamente uma das maiores empreendedoras culturais do País, recolocou a revista no curso de sua viagem desbravadora. Palavra chega ao primeiro aniversário e reafirma seu compromisso de realizar o jornalismo inteligente, qualificado e independente que a caracteriza desde a primeira hora.(...)  

Um ano de vida ! Se o momento é de comemoração, também o é para reconhecer que ainda há um longo caminho a percorrer. Esta edição é um brinde à integridade, à persistência, à sensibilidade dos que fazem cultura neste País.  

Sr. Presidente, quero prestar, em nome do Senado da República, a nossa homenagem aos inventores, aos criadores, a todos aqueles que, desde Ziraldo até Angela Gutierrez, estão levando ao sucesso essa revista editada em Minas Gerais e destinada ao Brasil.  

Entregarei a V. Exª, como Presidente do Senado, esta edição especial. Acabo de receber da empresária e editora da revista, Angela Gutierrez, oitenta e um exemplares que levarei, pessoalmente, a cada Senador, para que todos conheçam a revista pioneira no estilo e no trabalho, na inteligência e no talento Uma revista vitoriosa que, editada em Minas Gerais, aborda os problemas e os assuntos que atingem o Brasil inteiro, inclusive o eixo Rio- São Paulo.  

Por isso mesmo, Sr. Presidente, transmito, em nome desta Casa, o nosso abraço de felicitações, de congratulação a Angela Gutierrez e a toda sua equipe pelo aniversário da revista Palavra, um título de orgulho de Minas e de todos os brasileiros.  

Muito obrigado.  

 

t ¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2000 - Página 7357