Discurso durante a 36ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

NECESSIDADE DE UMA POLITICA GOVERNAMENTAL QUE ATENDA AOS INTERESSES INDIGENAS.

Autor
Marluce Pinto (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Maria Marluce Moreira Pinto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • NECESSIDADE DE UMA POLITICA GOVERNAMENTAL QUE ATENDA AOS INTERESSES INDIGENAS.
Aparteantes
Amir Lando, Moreira Mendes.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2000 - Página 7362
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • ANUNCIO, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, INDIO, CONCLAMAÇÃO, CONGRESSISTA, MINISTRO DE ESTADO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REALIZAÇÃO, ANALISE, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA, PAIS, POSSIBILIDADE, REVIGORAÇÃO, POLITICA INDIGENISTA.
  • DEFESA, ADOÇÃO, GOVERNO FEDERAL, POLITICA INDIGENISTA, INTEGRAÇÃO, INDIO, SOCIEDADE, PAIS, FORNECIMENTO, SAUDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BASICO, SEGURANÇA PUBLICA, MELHORIA, PROCESSO, DEMARCAÇÃO, RESERVA INDIGENA.

A SRª MARLUCE PINTO (PMDB – RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no próximo dia 19, a Nação irá comemorar o Dia Nacional do Índio.  

A meu ver, não apenas um dia de exaltação do papel histórico de nossos índios no processo de construção da civilização brasileira. Também não deve servir este dia para, exclusivamente, fazermos uma balanço dos sacrifícios impostos às comunidades indígenas; a violência que se pratica contra suas vidas e o desrespeito aos seus valores e à sua identidade cultural.  

A data, mais que uma homenagem, deve servir, acima de tudo, para uma profunda reflexão sobre a mais adequada e justa política que permita aos silvícolas a garantia do pleno exercício da cidadania, do respeito ao seu habitat natural, seus valores morais, seus costumes e sua cultura.  

É verdade, temos consciência, que as comunidades indígenas brasileiras foram, e ainda são, objeto de inúmeras violências, ao ponto de seu contingente populacional ficar reduzido a 350 mil pessoas, o que corresponde a 0,22% da população brasileira.  

É verdade, também, que outras causas, como os interesses escusos, a impunidade, a omissão de autoridades e a convivência com grupos marginais da população branca permitiram, infelizmente, que chegássemos a esse processo de destruição do seu û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2000 - Página 7362