Pronunciamento de Jader Barbalho em 17/04/2000
Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
POSICIONAMENTO CONTRARIO A PRIVATIZAÇÃO DO BANCO DO BRASIL.
- Autor
- Jader Barbalho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
- Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
BANCOS.
PRIVATIZAÇÃO.:
- POSICIONAMENTO CONTRARIO A PRIVATIZAÇÃO DO BANCO DO BRASIL.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/04/2000 - Página 7445
- Assunto
- Outros > BANCOS. PRIVATIZAÇÃO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, NOTICIARIO, IMPRENSA, PROPOSTA, CONSULTORIA, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REESTRUTURAÇÃO, SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL, RETIRADA, CREDITO RURAL, BANCO DO BRASIL, ABERTURA, PRIVATIZAÇÃO.
- REGISTRO, IMPORTANCIA, BANCO DO BRASIL, EXECUÇÃO, POLITICA AGRICOLA, DEFESA, PARTICIPAÇÃO, SENADO, DEBATE, PRESERVAÇÃO, FUNÇÃO, BANCO OFICIAL, OPOSIÇÃO, PRIVATIZAÇÃO.
- CRITICA, NOTICIARIO, FUSÃO, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A (BNB), BANCO DA AMAZONIA S/A (BASA), COMPROMISSO, CONGRESSO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), OPOSIÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE).
- ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REMESSA, ESTUDO, CONSULTORIA, SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL, OBJETIVO, ANALISE, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS.
O SR. JADER BARBALHO
(PMDB – PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que me traz à tribuna, em nome da Liderança do PMDB, é comentar o noticiário da imprensa de ontem e de hoje relativo à entrega de uma proposta de uma consultoria ao Ministério da Fazenda para reestruturação do sistema financeiro oficial federal elaborado pela Consultoria Booz Allen & Hamilton, que sugere a retirada das atividades do crédito rural do Banco do Brasil (BB). Dessa forma, analisaram os especialistas, a instituição poderá reduzir seus custos, ganhando condições de se fortalecer como banco comercial. Essa estratégia também deixa a porta aberta para, no futuro, o Governo privatizar o BB.
Sr. Presidente, há muito já nos posicionamos contrariamente à privatização da Petrobrás, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, dentre instituições públicas que entendemos possuir um papel fundamental para a economia brasileira, levando em conta os desníveis regionais e os desníveis de renda no País.
O noticiário da imprensa registra que esse estudo faria com que o Banco do Brasil se retirasse do financiamento de crédito rural, que passaria a ser executado por agências de financiamento, que a imprensa não deixa claro ao noticiar o estudo dessa consultoria.
Sr. Presidente, em relação ao Nordeste e ao Norte do Brasil, o comportamento do BNDES tem sido um desastre exatamente porque, pela sua estrutura, estabelece que só após determinado teto ele faz o financiamento. A partir disso, repassa para instituições privadas, ficanJ û