Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.
Aparteantes
Pedro Piva, Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2000 - Página 7557
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, QUALIDADE, LIBERDADE, IMPRENSA, ESPECIFICAÇÃO, INFORMAÇÃO, ECONOMIA.

O SR. ÁLVARO DIAS (PSDB – PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, ilustres convidados, este é, sem dúvida, um dia da maior importância nos anais da imprensa brasileira, com ressonância nesta Casa. Refiro-me, Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, às comemorações de oito décadas de existência do jornal Gazeta Mercantil . O fato é auspicioso por assinalar a vitória de um projeto especial de comunicação, sob a coordenação competente do empresário e jornalista Herbert Levy, a quem rendo as minhas homenagens, extensivas ao seu filho Luiz Fernando Levy e aos que, no dia a dia, contribuem para tornar a Gazeta Mercantil um órgão de leitura indispensável aos que desejam manter-se informados sobre o que ocorre na economia do Brasil e do mundo.  

A Gazeta Mercantil constitui hoje uma família composta por quase 500 jornalistas, espalhados por todos os Estados do País e por um bom número de países, imbuídos da tarefa, árdua mas compensadora, de fazer o mais influente jornal de economia do Brasil e um dos mais respeitados do mundo. Um jornal que se transformou em vários produtos na área de comunicação e que tem como objetivo fazer o melhor sem errar.  

Aliás, aprendi, ao longo de minha convivência, tanto na leitura da Gazeta Mercantil quanto também em contato com seus diretores e jornalistas, que esse jornal persegue a mania de não errar. Essa mania se revela em sua qualidade de informação, que impressiona não só o público leitor brasileiro, mas também o do exterior. Credibilidade, Srs. Senadores, não se conquista do dia para a noite. E credibilidade é o que não falta a esse jornal, que se pauta pela informação econômica, mas também política, cultural etc.  

Sabemos nós, os políticos, que as páginas da democracia deste País não teriam sido escritas sem as letras "desenhadas" por um grupo de profissionais competentes e éticos, norteados pelos princípios empresariais que se somam a causas sérias e despojadas da família de Herbert Levy. Um jornal que não se preocupa com os pequenos fatos aqui em Brasília ou nos Estados e Municípios, mas busca as causas e as conseqüências daquilo que realmente é fundamental para a vida política do nosso País, merece o respeito absoluto desta Casa do Congresso Nacional. E o respeito de todo e qualquer cidadão brasileiro investido de funções públicas.  

Na Gazeta Mercantil ou nos outros produtos que surgiram ao longo dos anos na mesma empresa, a informação foi sempre tratada como bem público, sem partidarismos ou interesses corporativos. Mesmo durante a atuação parlamentar do Sr. Herbert Levy, com quem tive o prazer de conviver na Câmara dos Deputados, quando Deputados Federais – aliás, exemplo permanente de postura ética, um temido combatente da corrupção e dos corruptos – mesmo naquele tempo o seu jornal nunca se prestou a defender este ou aquele grupo político ou econômico, mas, ao contrário, guiou-se pelo farol dos fatos, da notícia, do direito da população em inteirar-se, de forma equilibrada e com bom senso, do que ocorre no Brasil e nas suas relações com os países não só da América Latina, mas de todo o mundo.  

Sei, pelo que conheço do Sr. Herbert Levy, que nunca um diretor do seu jornal ou sequer ele ou alguém de sua família interferiu no processo de elaboração do noticiário. Sei que a liberdade de imprensa realmente existe dentro desse órgão, que, inclusive, orgulha os profissionais que trabalham ou que não trabalham em seus departamentos. Não só os leitores, mas os jornalistas, de modo geral, têm orgulho da Gazeta Mercantil . 

A liberdade de imprensa é o direito de o leitor ter as informações colhidas e editadas pelos profissionais de imprensa, com toda responsabilidade que isso demanda, e não pelos acionistas da empresa. Sei, pelo que comentava o Sr. Hebert Levy e os profissionais com quem convivi e ainda convivo, entre os quais Nilson Monteiro, Ivanir José Bartot, Cláudio Lachini e Valério Fabris, que esse é um dos segredos da vida saudável do jornal.  

A Gazeta Mercantil – é preciso frisar – democratizou não só a informação econômica, informando e formando setores empresariais, a elite empresarial do País, mas, ao mesmo tempo, descentralizou a informação política, de meio ambiente, de serviços, cultural, enfim, dos vários setores da vida nacional.  

O Sr. Pedro Piva (PSDB - SP) – Permite-me V. Exª um aparte?  

O SR. ÁLVARO DIAS (PSDB - PR) – Concedo o aparte a V. Exª com prazer.  

O Sr. Pedro Piva (PSDB - SP) – Senador Álvaro Dias, Srs. Diretores, Deputado Herbert Levy, meu querido amigo Luiz Fernando Levy, eu, como paulista, paulistano e brasileiro, não poderia deixar de apartear o brilhante discurso do Senador Álvaro Dias e de me associar à homenagem que o Senador Edison Lobão faz a esse jornal. Eu o faço como brasileiro, como homem de empresa, como admirador da família Levy, que conheço desde criança. Fui companheiro de Luiz Fernando Levy desde a juventude. Freqüentei a sua casa. Freqüentava a casa do sogro do Deputado Herbert Levy, o velho Professor Valdemar Ferreira, que foi meu mestre na Faculdade de Direito de São Paulo. Desde criança, aprendi a admirar essa família fantástica, que é um marco de honestidade, de decência e de ética em São Paulo e no Brasil. Senador Álvaro Dias, cumprimento V. Exª por esse seu discurso. Não vou estender-me, porque certamente muitos oradores o farão. Tenho uma ligação com a família da Gazeta Mercantil muito grande; o Deputado Herbert Levy e meu amigo Luiz Fernando Levy sabem disso. Somos parceiros há muitos e muitos anos, e, certamente, essa amizade e essa parceria muito me honram. Parabéns à Gazeta Mercantil pelos seus 80 anos! Muito obrigado, Senador Álvaro Dias.  

O SR. ÁLVARO DIAS (PSDB – PR) – Agradeço ao Senador Pedro Piva pelo importante depoimento que faz.  

Sr. Presidente, ao Dr. Herbert Levy e à sua família, devemos ser gratos, inclusive por essa abertura de informações, que, em síntese, revela-se uma crença no debate, saudável e sem preconceitos, como forma de fazer progredir o País. A Gazeta Mercantil sempre apostou, de forma crítica e desprovida de preconceitos, no potencial do Brasil.  

Em meu Estado, o Paraná, esse jornal teve e tem papel fundamental no progresso econômico, político e social dos paranaenses. É um veículo de imprensa que, há mais de duas décadas, percebeu a importância de estar presente, com seus profissionais, em um Estado que, a despeito dos problemas que enfrentou e continua enfrentando, tem como norte a perspectiva do crescimento. A Gazeta Mercantil relata os fatos do Paraná diariamente, com isenção, analisando-os profundamente, sob todos os ângulos, e os reflexos que esses mesmos acontecimentos provocam na população paranaense. Sempre foi assim.  

Lembro-me muito bem disso, especialmente na época em que, de 1987 a 1991, governei, com muita honra, o meu Estado. O progresso, o desenvolvimento econômico e social, as possibilidades de crescimento ou as desventuras comuns a quem empresta seriedade e honestidade à sua tarefa pública sempre foram noticiados e analisados pela Gazeta Mercantil , conforme seus critérios de imparcialidade, maturidade e bom senso.  

A Gazeta Mercantil sempre – repito – esteve presente em meu Estado de forma marcante. E ainda mais agora, quando, além de manter suas antenas ligadas a tudo o que ocorre e de transpor para a edição nacional, o jornal, em um processo mais agudo de regionalização, dedica todo um caderno a noticiar e a analisar os acontecimentos paranaenses e sua inter-relação com a macroeconomia nacional e mundial, sempre com muita competência.  

A mesma credibilidade que a edição nacional da Gazeta Mercantil tem e inspira é verificada, com razão absoluta, na Gazeta Mercantil Paraná . Assim, como a edição nacional desse jornal virou, especialmente a partir do início dos anos 70, fonte obrigatória de consulta diária nos meios econômicos e políticos do País, sua edição regional é também uma obrigação de consulta diária em meu Estado. A prática saudável de um jornal inspirado em princípios rígidos de respeito à informação e à ética tornou-se natural àqueles que formam a opinião regional e nacional.  

Isso, acredito, Sr. Herbert Levy e Sr. Luiz Fernando Levy, deve ser extremamente gratificante. Deve ser um prêmio neste ano em que o jornal que sua família dirige completa 80 anos. E é reconhecido, com todo o merecimento, como a publicação líder em informações econômicas na América Latina.  

Enfim, Srs. Herbert e Luiz Fernando Levy, expresso a gratidão desta Casa pela evolução e constantes inovações que a Gazeta Mercantil , uma empresa nacional, horizontalizada e verticalizada, por meio de sua edição nacional e de suas vinte edições espalhadas pelos Estados do País, vem realizando. A Gazeta Mercantil vai além do necessário profissionalismo ao se estruturar e manter uma empresa de comunicação. É uma empresa, pelo meu entendimento, que se alimenta também de emoção. A mesma que, como dizem os jornalistas, esses profissionais sentem, a cada manhã, ao "lamber a cria".  

Expresso minha gratidão em meu nome, em nosso nome, em nome do Paraná e em nome do Brasil.  

O Sr. Pedro Simon (PMDB – RS) – Permite-me V. Exª um aparte?  

O SR. ÁLVARO DIAS (PSDB – PR) – Concedo o aparte a V. Exª.  

O Sr. Pedro Simon (PMDB – RS) – Felicito V. Exª e os demais Senadores que tiveram a feliz iniciativa de propor esse voto de louvor e esta sessão especial em homenagem à Gazeta Mercantil . Com o agradecimento a V. Exª, quero trazer aqui também a minha palavra e expressar o meu grande respeito à Gazeta Mercantil , ao Sr. Herbert Levy e ao Sr. Luiz Fernando Levy. Faço questão de recordar que o Sr. Herbert Levy foi um dos Parlamentares mais atuantes que já vi nesta Casa. Andava por esses corredores, pelas comissões. Ele era o primeiro a chegar às Comissões Mistas. No plenário da Câmara dos Deputados, permanecia do princípio ao fim das sessões, debatendo com uma enorme paixão. Parecia seu primeiro mandato, e ele vinha de longos mandatos como Parlamentar. Lembro-me da sua dedicação, da sua garra, da sua vontade de acertar. E, na verdade, ninguém diria que ali estava um importante homem de negócios, o diretor de um dos grandes jornais deste País. Tenho o prazer de ver o Luiz Fernando aqui. Senador Álvaro Dias, V. Exª falou da atuação da

Gazeta Mercantil no Paraná. Há mais tempo, essa já vem sendo a atuação da Gazeta Mercantil no Rio Grande do Sul. Há, na Gazeta Mercantil do nosso Estado, um caderno especial dedicado ao Rio Grande do Sul. Trata-se de um caderno local, que, ao mesmo tempo em que nos dá a oportunidade de conhecer o mundo e o Brasil, mostra, em suas páginas, os problemas e as dificuldades do nosso Estado e as soluções e as propostas apresentadas ao Rio Grande do Sul. Realmente, V. Exª está sendo muito feliz. A Gazeta Mercantil é um grande patrimônio nosso. Neste mundo conturbado, complexo e difícil, onde estamos a discutir o papel do Congresso e da imprensa, não há o que se discutir a respeito do papel da Gazeta Mercantil . Esse jornal vem desempenhando, com magnífica seriedade e respeitabilidade, o seu papel. V. Exª disse muito bem que esse jornal tem a mania de dizer a verdade, de divulgar aquilo que acontece. Tenho 40 anos de vida pública e passei por vários cargos, mas não me lembro de, em nenhum momento, duvidar ou me queixar do que foi publicado na Gazeta Mercantil . O que está ali corresponde à verdade. Por isso, felicito V. Exª e a Gazeta Mercantil . Felicito o bravo Parlamentar, o bravo homem que foi e que é Herbert Levy. De modo muito especial, felicito o meu amigo - se assim me permite - Luiz Fernando, que é um exemplo de dignidade, de correção e de seriedade. Hoje não é apenas um dia em que se presta uma homenagem a um jornal. Esta é uma sessão realmente especial. Hoje se presta uma homenagem a um grande jornal. Nesta hora em que há grandes debates sobre a ética, em que se discute para onde se vai e o que se quer, está aqui um exemplo que todos nós devemos seguir. Muito obrigado a V. Exª. (Palmas)  

O SR. ÁLVARO DIAS (PSDB – PR) – Muito obrigado, Senador Pedro Simon. Com o lúcido aparte desse grande Senador do Rio Grande do Sul, concluo o meu pronunciamento, reafirmando a nossa maior gratidão. A contribuição dessa empresa, de seu principal jornal e de seus outros produtos para a vida da Nação é tão significativa, que o mínimo que poderíamos sonhar é que, daqui a dezenas de anos, os brasileiros possam se orgulhar, muito mais do que hoje, desse jornal que os senhores levaram à maravilhosa data de 80 anos.  

Muito obrigado. (Palmas)  

 

°H


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2000 - Página 7557