Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2000 - Página 7560
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, QUALIDADE, LIBERDADE, IMPRENSA, ESPECIFICAÇÃO, INFORMAÇÃO, ECONOMIA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT – SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senador Maguito Vilela; Srªs e Srs. Senadores; Exmº ex-Deputado Federal, Herbert Levy, fundador da Gazeta Mercantil ; Luiz Fernando Ferreira Levy, Diretor responsável e Presidente da Gazeta Mercantil , em nome do Partido dos Trabalhadores e do Bloco de Oposição, quero saudar os 80 anos desse extraordinário jornal. Cada vez ganha maior importância a informação precisa e responsável no Brasil e no mundo. A Gazeta Mercantil tem sido um exemplo de como um jornal pode enfrentar os novos tempos, esmerando-se em aperfeiçoar a cobertura dos principais fatos de natureza econômica e financeira, assim como dos acontecimentos políticos de maior relevância para a vida econômica das empresas e das pessoas.  

A Gazeta Mercantil tornou-se, há muito tempo, o principal jornal de economia e finanças do Brasil. Há muitos anos, desempenha no Brasil o papel que o Wall Street Journal desempenha nos Estados Unidos e o que Financial Times desempenha no Reino Unido. Para diversos assuntos, tais como agrobusiness, energia, saneamento, bolsas, mercados de futuros, empresas de alta tecnologia e tantos outros, a Gazeta tem sido insubstituível.  

Além das atividades especificamente jornalísticas, ela tem tido um importante papel de mobilização empresarial e até política. No período da luta pela redemocratização, no final dos anos 70 e no início dos anos 80, o fórum de lideranças empresariais da Gazeta Mercantil , com a participação de empresários como Antônio Ermírio de Moraes, Cláudio Bardela e Olavo Setúbal, entre outros, teve papel destacado na crítica da política econômica dos governos militares e na luta pela redemocratização, em direção à busca da liberdade em nosso País.  

Em seus artigos, o Dr. Herbert Levy tem sido, ao longo dos anos, uma importante voz de crítica à política econômica de sucessivos governos brasileiros, inclusive do atual Governo. Ele diz o que pensa com muita sinceridade, com muita retidão, sempre de forma consistente, chamando a atenção para os aspectos que considera positivos, mas também apontando o que considera errado no atual Governo.  

Hoje, a Gazeta, sob o comando de Luiz Fernando Ferreira Levy, mantém um jornalismo de alto nível, que aborda as questões nacionais e internacionais de forma competente, ao mesmo tempo em que apresenta um novo formato de cobertura regional em praticamente todos os Estados, tornando-se, dessa forma, um jornal que atende as múltiplas demandas de seus leitores. O Caderno Fim de Semana destaca-se como um dos melhores cadernos culturais do Brasil.  

É interessante saber que a Gazeta Mercantil vai passar por um enorme desafio, na medida em que dois dos principais jornais brasileiros resolveram se juntar para lançar, em maio, um novo jornal de economia. Pode até parecer estranho falar que, depois de 80 anos de Gazeta Mercantil , um novo competidor vai surgir, mas se trata de um acontecimento significativo que denota a pujança de nossa economia e a convicção por parte dos principais órgãos de imprensa de que há espaço para mais um jornal especializado. Cabe lembrar que o Brasil não pára de registrar enorme dinamismo no lançamento de publicações, haja vista o que vem ocorrendo com um número crescente de revistas semanais. Elas têm tido que se empenhar muito para manter o interesse de seus leitores e conquistar novos adeptos.  

Podemos notar que cada órgão de imprensa consegue se fortalecer em sua credibilidade na medida em que se mantém o mais fiel possível aos princípios da ética e da imparcialidade, sobretudo no que diz respeito à correção das informações que apresenta, inclusive as relativas aos fatos políticos, à cobertura, por exemplo, das campanhas eleitorais.  

Conforme assinalaram os Senadores Edison Lobão, Álvaro Dias, Pedro Piva e Pedro Simon, a Gazeta Mercantil tem-se esmerado no que tange ao senso de imparcialidade. Tenho certeza de que esse jornal vai continuar a realizar o melhor e mais saudável jornalismo.  

Quero desejar longa vida a esse jornal, pois tenho a certeza de que, mesmo diante da concorrência que vai enfrentar - e a sua linha editorial sempre foi favorável ao desenvolvimento da livre concorrência, sem se esquecer dos objetivos a que tanto almejamos, como, por exemplo, a justiça neste País -, a Gazeta Mercantil saberá se constituir num exemplo cada vez melhor do jornalismo saudável e essencial para a sua grande legião de leitores. Para o meu trabalho e o de minha equipe, a leitura diária da Gazeta Mercantil é essencial.  

Meus parabéns ao Deputado Herbert Levy. Felicito também meu prezado amigo – quando tínhamos por volta de 12 anos de idade, fomos companheiros em muitos jogos de futebol -, Luiz Fernando Ferreira Levy, e toda a sua equipe. Um abraço e parabéns à Gazeta Mercantil . (Palmas)  

 

Ü Ï


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2000 - Página 7560