Pronunciamento de Romeu Tuma em 18/04/2000
Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.
- Aparteantes
- Bernardo Cabral, Francelino Pereira, José Roberto Arruda, Paulo Hartung.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/04/2000 - Página 7562
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, QUALIDADE, LIBERDADE, IMPRENSA, ESPECIFICAÇÃO, AREA, ECONOMIA.
- HOMENAGEM, HERBERT LEVY, DIRETOR, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), EX-DEPUTADO.
- LEITURA, TRECHO, LIVRO, AUTORIA, CLAUDIO LACHINI, JORNALISTA, HISTORIA, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
O SR. ROMEU TUMA
(PFL - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, dias atrás, a exemplo do que costuma fazer periodicamente naquele sodalício, um antigo e admirado ex-integrante do Congresso Nacional, o ilustre Dr. Herbert Levy, discursou sobre aspectos atuais da imprensa brasileira, durante a assembléia mensal da Academia Paulista de Jornalismo. Terminou por revelar como, após oito décadas sob a direção de três sucessivas gerações de sua família, o jornal Gazeta Mercantil
ganhou influência, a partir da zona abrangida pelo Mercosul, para se tornar presente até nos Estados Unidos e na Europa.
Por modéstia e amor paterno, atribuiu ao filho, o competente e empreendedor jornalista e publicitário Luiz Fernando Ferreira Levy – o nosso Lisca, amigo querido que sempre, com sua simpatia e sorriso, nos agrada nos momentos mais difíceis –, todo o crédito pelo sucesso dessa nova fase do periódico pertencente à família. Mas, apesar da preocupação em manter o próprio nome à margem da história de modernização e expansão do jornal, não conseguiu diminuir a certeza, entre os outros imortais da imprensa, de que continua a ser fonte de inspiração e orientação para a Gazeta Mercantil cruzar o portal do terceiro milênio como jornal do seu tempo, como poderosa publicação independente, líder na divulgação e análise crítica dos acontecimentos no campo econômico.