Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 18/04/2000
Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/04/2000 - Página 7570
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, QUALIDADE, LIBERDADE, IMPRENSA, ESPECIFICAÇÃO, INFORMAÇÃO, ECONOMIA.
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA
(PSDB - CE) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, o jornal Gazeta Mercantil
completou, no último dia 03 de abril, oitenta anos de circulação, fato que se constitui em motivo de extrema satisfação para os profissionais de Comunicação e para toda a sociedade brasileira.
País que só tardiamente viu implantar-se em seu território a imprensa livre e periódica, em menos de duzentos anos, o Brasil, a despeito de todas as vicissitudes institucionais experimentadas ao longo de sua história independente, dispõe atualmente de jornais que, pela sua qualidade editorial e gráfica, estão alinhados com os melhores periódicos do mundo.
A Gazeta Mercantil , que no longínquo 03 de abril de 1920 começou a circular modestamente com exemplares mimeografados, é um emblema estimulante da bem sucedida trajetória da imprensa brasileira no século 20. E, exatamente por isso, figura entre os principais jornais do planeta em sua especialidade, ao lado do The Wall Street Journal e do Financial Times .
Como uma feliz antítese da vulgaridade, a Gazeta, ao longo de sua história, tem-se mostrado verdadeiramente comprometida com os valores que animam o melhor jornalismo. Ancorados no conceito-chave da Comunicação Social, a credibilidade decorrente do continuado respeito à inteligência e à racionalidade dos cidadãos, os 453 jornalistas que integram seus quadros em todo o País mostram e interpretam para os leitores a nova economia e suas implicações para uma sociedade de corte multicultural e heterogênea, que se torna a cada dia mais complexa e exigente.
Sempre atento às necessidades e expectativas de seu público-alvo, homens, mulheres e estudantes com interesses nas áreas de economia, finanças e negócios, o jornal tem conseguido inovar permanentemente, introduzindo cadernos e suplementos especiais, que oferecem informação e formação independente e de qualidade.
O caderno Fim de Semana , por exemplo, é um dos mais atraentes suplementos da imprensa brasileira. Reunindo crítica, resenha e informação sobre literatura, artes plásticas, música, cinema, teatro e comportamento, o caderno é uma formidável celebração à inteligência e à sensibilidade.
Há alguns anos, observando, e também pretendendo estimular, a consolidação do Mercosul, a empresa teve a iniciativa pioneira de lançar a Gazeta Mercantil Latino-americana, publicação semanal encartada no jornal e em inúmeros periódicos do subcontinente, que noticia os principais movimentos no bloco econômico sul-americano e antecipa as tendências de negócios na região. O semanário atinge, além de toda a América Latina, os Estados Unidos, Espanha e Portugal, em suas três distintas versões.
O monitoramento da constante emergência de novas tecnologias, levou o jornal a lançar o caderno Tecnologia da Informação , hoje mensal, mas que reúne todas as condições para adquirir periodicidade semanal. Além disso, mantém na Internet um "site" de alta qualidade, que como cortesia ao leitor dispensa a pirotecnia.
Uma característica empresarial que também evidencia a sensibilidade social e a visão estratégica da Gazeta Mercantil é a assinatura destinada a estudantes - iniciativa rara no segmento, que busca facilitar o acesso à informação e estimular a criação de novos contingentes de leitores.
Sras. e Srs. Senadores, por fim, quero destacar o papel relevante que a Gazeta Mercantil tem na formação de novos empreendedores, figuras essenciais para um Brasil moderno, dinâmico e competitivo. Ao desmistificar e explicar com clareza o complexo e sofisticado mundo dos negócios, o jornal fomenta a livre iniciativa, com consciência e responsabilidade social.
Concluo este singelo mas merecido registro, homenageando todos os jornalistas e profissionais que nos permitem a prazerosa leitura cotidiana da Gazeta Mercantil , com uma referência ao espírito arrojado e visionário do diretor da Conselho de Administração, ex-deputado Herbert Levy, e do diretor-responsável, Dr. Luiz Fernando Ferreira Levy.
Muito obrigado.