Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2000 - Página 7572
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, QUALIDADE, LIBERDADE, IMPRENSA, ESPECIFICAÇÃO, INFORMAÇÃO, ECONOMIA.

O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB - PA) – Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, no dia de hoje o Senado Federal presta uma justa homenagem aos oitenta anos do jornal Gazeta Mercantil , e porque não dizer, à própria história do jornalismo econômico do Brasil.  

O jornal a Gazeta Mercantil foi fundado nos idos de 1920 pelo bancário JOSÉ FRANCESCONI, mas após nove anos, em meio a crise da bolsa de Nova York e a grande depressão mundial daqueles anos, o jornal foi vendido para JOSÉ PARDINIO. Em 1934 o jornal foi novamente vendido para o jornalista HERBERT LEVY, que ainda hoje desempenha a função de Presidente do Conselho de Administração da Gazeta Mercantil S/A, responsável pelas diretrizes e rumos do jornal.  

A Gazeta Mercantil , desde que foi adquirida pelo jornalista HERBERT LEVY, vem divulgando com empenho e profissionalismo os principais acontecimentos da história do Brasil industrial, econômico e financeiro. Não é a toa que hoje em dia o jornal Gazeta Mercantil conta com um público bastante específico e exigente, pois nada menos do que oitenta por cento de seus leitores têm formação universitária e vinte e três porcento possuem pós-graduação.  

A Gazeta Mercantil atende hoje a um forte segmento do público de negócios. São empresários, economistas, banqueiros, comerciantes, investidores, e todos aqueles que precisam de informações confiáveis e profundas em economia e finanças.  

Contribuiu decisivamente para a marca de sucesso da Gazeta Mercantil, o fato de que em 1972 o jornal passou a ser dirigido por LUIZ FERNANDO LEVY, pois a partir daí o roteiro da história da Gazeta Mercantil passou a reunir desafios, visão empreendedora e a certeza de continuar apostando no jornalismo sério, na informação com conteúdo e credibilidade.  

Hoje o jornal está presente nas principais capitais do país. O jornal é gerado em São Paulo e chega via satélite a outras doze cidades brasileiras e é impresso e entregue simultaneamente nos mais diferentes pontos do País. Ao mesmo tempo, é o único jornal que, diariamente, trás dentro de si outros jornais estaduais e regionais. São ao todo dezenove edições com conteúdo editorial e publicitário próprio, que divulgam notícias, serviços, produtos e empresas locais, através de dezessete unidades regionais de negócios, que contam com redações próprias, onde trabalham jornalistas que conhecem a fundo suas regiões.  

Somos testemunhas do prestígio das questões regionais e da manutenção do mesmo padrão de qualidade dado pelo jornal Gazeta Mercantil à Federação brasileira, quando, por exemplo, se procede a leitura da Gazeta Mercantil do Pará, onde, diante de um nefasto sistema econômico globalizado, o primeiro jornal de informação financeira-econômica do País, não se esquece de particularizar.  

Toda essa tecnologia só poderia originar-se de um quadro de pessoal que tem mostrado a credibilidade empreendida por um veículo de comunicação que supera as expectativas de seus leitores, pois além de oferecer uma informação de alta especificidade na área econômica e financeira, a Gazeta Mercantil tem servido e participado da comunidade brasileira, através da implantação de projetos sociais e comunitários, através do Instituto Herbert Levy, braço institucional do jornal, criado em 1991, com o objetivo de desenvolver ações na área da educação, artística, cultural, ambiental. É o caso do projeto de revitalização do Mercado Ver-O-Peso em Belém do Pará.  

Ao longo desses 80 anos, a referência da Gazeta Mercantil passou a fazer parte da dinâmica da nossa economia. São oito décadas de tradução do cotidiano brasileiro. O jornal, que começou como um boletim mimeografado e se transformou em um dos mais influentes veículos de comunicação do País, só pode publicar nessa data um balanço positivo. A Gazeta Mercantil vem demonstrando que os seus fundadores estavam certos quando imaginaram o jornal como um investimento de longo prazo. Parabéns a todos os profissionais que continuam escrevendo essa fórmula de sucesso.  

Em nome do todo o povo do Estado do Pará, congratulo-me com a Gazeta Mercantil pelos seus oitenta anos que, ao longo do tempo, vem servindo com eficiência e credibilidade aos seus leitores. Nossos votos de que o jornal continue a prestar à comunidade de negócios do Brasil um serviço que o equipara aos melhores veículos de economia e finanças do mundo.  

Parabéns ao Jornal GAZETA MERCANTIL.  

 

Mer=¹


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2000 - Página 7572