Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CUMPRIMENTOS A FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DO TOCANTINS E AO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA PELA REALIZAÇÃO DO PROJETO CANTOS DO TOCANTINS.

Autor
Carlos Patrocínio (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Carlos do Patrocinio Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • CUMPRIMENTOS A FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DO TOCANTINS E AO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA PELA REALIZAÇÃO DO PROJETO CANTOS DO TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2000 - Página 7620
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA (SESI), REALIZAÇÃO, PROJETO, INCENTIVO, PRESERVAÇÃO, CULTURA, AMBITO REGIONAL, OBJETIVO, AGRUPAMENTO, MUSICA BRASILEIRA, MANIFESTAÇÃO, ATIVIDADE ARTISTICA, ATIVIDADE CULTURAL, REGIÃO.

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, um dos elementos fundamentais para a afirmação da identidade de um povo reside, indiscutivelmente, nas suas manifestações culturais próprias. É na apreciação – e, mais ainda, no cultivo – das diversas expressões da arte popular que uma comunidade aprende a reconhecer-se como tal. É na medida em que lhes são transmitidas as características peculiares desse legado que as novas gerações percebem-se como continuidade de uma trajetória humana plena de colorido criativo e de significado comunitário.  

O meu Estado do Tocantins possui um notável patrimônio no que concerne à musica popular. Ponto de afluxo de migrantes vindos dos mais diversos locais do Brasil e também do exterior, o Tocantins tornou-se palco do desenvolvimento de uma riquíssima variedade de gêneros e estilos musicais.  

Embora pujante na sua diversidade, na sua autenticidade, no vigor de sua raiz popular, esse patrimônio cultural sobrevive constantemente ameaçado pelo avanço da penetração dos modernos meios de comunicação de massa, que veiculam – quase que com exclusividade – a produção cultural originada nos centros urbanos mais desenvolvidos do País. E essa produção, como se sabe, é moldada conforme parâmetros totalmente massificados, definidos exclusivamente em função da maximização do lucro.  

É justamente em função dessa ameaça, que paira sobre as manifestações da cultura popular regional, que ganham importância as iniciativas voltadas para identificar e preservar essas raízes culturais, de modo que elas não caiam no esquecimento. Merece, portanto, nosso aplauso a iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, por intermédio do Serviço Social da Indústria – SESI, de realizar o projeto Cantos do Tocantins.  

O projeto, que faz parte do programa de incentivo à cultura regional desenvolvido pela entidade, tem por objetivo reunir num só trabalho os ritmos da música brasileira presentes nas manifestações artísticas e culturais do Tocantins. Assim, seu produto final será um compact disc coletânea reunindo o que há de melhor da música de raiz e contemporânea produzida no Estado.  

Em recente edição do informe FIETO , publicação editada pela entidade empresarial, o produtor musical do CD, compositor Genésio Tocantins, relatava que o projeto Cantos do Tocantins encontrava-se em fase de finalização. Segundo ele, a próxima etapa consistiria no convite aos músicos e maestros para que fossem feitos os arranjos musicais. Dessa forma, previa-se que no próximo mês de maio o CD coletânea Cantos do Tocantins estaria sendo lançado.  

Para colher material que bem retratasse o folclore tocantinense, o produtor Genésio Tocantins, acompanhado de uma equipe técnica em áudio, vídeo e fotografia, visitou, durante 3 meses, várias cidades históricas do Estado. Durante seu périplo, a comitiva deparou-se com numerosas canções genuínas da cultura popular. Em Porto Nacional, foram registradas a catira, o lundu e a sússia. Em Natividade, captou-se o ritmo dos catireiros e folias. Em Monte do Carmo, foi a vez dos congos, das taieiras, do som do tambor e da sússia. Em Paranã, o grupo pode apreciar as folias do Divino com a variante da folia de Reis Gordos, modinha que tem influência portuguesa, bem como roda, catira, curraleira, sússia e suas modalidades. Na majestosa Ilha do Bananal, a equipe teve oportunidade de registrar canções com os índios Karajá – sem o som do maracá – durante a festa de Hetohoky, na aldeia Boto Velho, Aruanã de maracá e canções não ritualísticas de compositores indígenas.  

Ao fim e ao cabo, entre inscrições feitas espontaneamente por compositores e os registros captados pelos profissionais que acompanharam o produtor, nada menos que 192 composições foram inscritas para participar do projeto. Dentre essas, 22 foram selecionadas para integrar o CD.  

Na opinião de Sebastião Pinheiro, jornalista, escritor, poeta, membro da Academia Tocantinense de Letras e presidente da mesa julgadora do concurso, a tarefa de mapear musicalmente o Tocantins não é nada fácil, haja vista o grande potencial musical do Estado. De acordo com o intelectual, a diversidade dos fluxos migratórios que vieram compor a população tocantinense torna necessária a identificação das raízes culturais do Estado, sob pena de que elas caiam no esquecimento. Para ele, sem um eficaz trabalho de resgate cultural, tal como o que está sendo desenvolvido pelo projeto Cantos do Tocantins, o Estado poderia perder sua identidade. Por esse motivo, Sebastião Pinheiro congratula o SESI e a FIETO pela realização do projeto.  

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, o legado representado pelas manifestações da arte e da cultura populares constitui o patrimônio mais precioso de um povo, na medida em que é por meio do cultivo dessa tradição que sua identidade própria é preservada. Um povo que perdeu sua cultura peculiar, perdeu sua identidade, deixou de existir enquanto povo.  

A preservação dessa herança preciosa, em cada região do País, é de fundamental importância para as regiões e para o País como um todo. Por isso desejo, mais uma vez, manifestar meus efusivos cumprimentos à FIETO e ao SESI pela iniciativa da realização do projeto Cantos do Tocantins.  

Era o que tinha a dizer.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2000 - Página 7620