Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DE INCIDENTE ENTRE A POLICIA E MANIFESTANTES CONTRARIOS A IMPUNIDADE DE ELDORADO DOS CARAJAS NO ESTADO DO PARA.

Autor
Heloísa Helena (PT - Partido dos Trabalhadores/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • REGISTRO DE INCIDENTE ENTRE A POLICIA E MANIFESTANTES CONTRARIOS A IMPUNIDADE DE ELDORADO DOS CARAJAS NO ESTADO DO PARA.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2000 - Página 7460
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, CAPITAL DE ESTADO, OPOSIÇÃO, IMPUNIDADE, HOMICIDIO, SEM-TERRA, MUNICIPIO, ELDORADO DOS CARAJAS (PA), ESTADO DO PARA (PA), REGISTRO, VIOLENCIA, REPRESSÃO, POLICIA.
  • REPUDIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), VIOLENCIA, GOVERNO ESTADUAL, REPRESSÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA).

A SRª HELOISA HELENA (Bloco/PT – AL. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, agradeço a compreensão de V. Exª. O assunto que trazemos já no final da sessão é também de interesse de V. Exª, que tantas vezes nesta Casa teve a oportunidade de denunciar a truculência dos aparelhos policiais no seu Estado.  

É de conhecimento de todos que hoje, na cidade de Belém do Pará, discute-se a questão do combate à impunidade e à violência. Vários segmentos da sociedade, os sem-terra, os sem-teto, organizações as mais diversas, a Prefeitura de Belém, seu Prefeito e sua vice-Prefeita, vários Parlamentares de diversos Partidos, não apenas os de Esquerda, estão lá manifestando o seu repúdio à impunidade e à violência perpetrada em Eldorado dos Carajás. Contudo, para surpresa de todos nós, hoje, durante à tarde, houve mais uma demonstração de violência contra os manifestantes, com a polícia atirando balas de borracha em vários deles, entre os quais mulheres, crianças, trabalhadores rurais, urbanos e sem-terra.  

Assim, não poderíamos deixar de registrar nosso repúdio, em nome do PDT, do PT e, tenho absoluta certeza, em nome de todos os que integram esta Casa, a esse tipo de violência, que consideramos abominável, inaceitável e que, seguramente, merece também o repúdio de toda a sociedade brasileira, inclusive do Congresso Nacional.  

Concedo um aparte ao Senador Eduardo Suplicy.  

O SR. PRESIDENTE (Ademir Andrade) – A Presidência adverte que não é possível a concessão de apartes.  

O Senador Eduardo Suplicy poderá, em seguida, fazer uso da palavra pela ordem se assim o desejar.  

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT – SP) – Sim, Sr. Presidente, se V. Exª me permitir.  

A SRª HELOISA HELENA (Bloco/PT – AL) – Então, encerro, Sr. Presidente, reafirmando nosso repúdio a mais uma ação abominável, truculenta, violenta, dirigida contra trabalhadores e várias personalidades que estão acompanhando esse dia de protesto, em Belém do Pará.  

Nós não merecemos, o Brasil não merece, principalmente no dia em que internacionalmente se combate a impunidade, esse tipo de atitude de parte do poder público daquele Estado.  

Ressalto, ainda, que o Presidente do Congresso Nacional autorizou que a escultura, um oscar contra a violência, contra a impunidade, fosse colocada na Praça dos Três Poderes. Trata-se de uma obra de arte doada por um escultor dinamarquês, Jens Galshiot, com vistas a garantir que a cidade de Brasília, centro do poder político do Brasil, expresse seu repúdio contra todas as formas de violência. Justamente hoje, infelizmente, o Governo do Estado do Pará, em uma ação truculenta, abominável, atentou contra os direitos humanos atirando balas de borracha contra homens, crianças e mulheres de bem e de paz que se manifestavam na cidade de Belém do Pará.  

O SR. PRESIDENTE (Ademir Andrade) – Senadora Heloisa Helena, não tive oportunidade de falar sobre o assunto na tarde de hoje, ainda que tenha recebido comunicados da Prefeitura de Belém.  

Aproveito o ensejo para fazer uma correção na intervenção de V. Exª quando diz falar em nome do PDT do Pará. Lamentavelmente, o PDT, no meu Estado, é um braço do atual Governador; é um PDT diferente dos demais diretórios regionais do Partido no Brasil.  

A SRª HELOISA HELENA (Bloco/PT - AL) – Assim, retifico para falar em nome do PDT do Brasil, do Bloco Parlamentar de Oposição, do PSB e, tenho certeza, de toda esta Casa.  

O SR. PRESIDENTE (Ademir Andrade) – Lamentavelmente, o PDT do Pará é absolutamente submisso ao Governador do Estado, Almir Gabriel.  

A SRª HELOISA HELENA (Bloco/PT - AL) - Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2000 - Página 7460