Discurso durante a 40ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

APOIO AS MANIFESTAÇÕES REALIZADAS PELOS INDIOS E TRABALHADORES SEM-TERRA DURANTE AS COMEMORAÇÕES PELOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL. ENCAMINHAMENTO DE REQUERIMENTOS AOS MINISTROS DE INTEGRAÇÃO NACIONAL E DO MEIO AMBIENTE SOLICITANDO INFORMAÇÕES SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DOS RIOS SÃO FRANCISCO E TOCANTINS. (COMO LIDER)

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • APOIO AS MANIFESTAÇÕES REALIZADAS PELOS INDIOS E TRABALHADORES SEM-TERRA DURANTE AS COMEMORAÇÕES PELOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL. ENCAMINHAMENTO DE REQUERIMENTOS AOS MINISTROS DE INTEGRAÇÃO NACIONAL E DO MEIO AMBIENTE SOLICITANDO INFORMAÇÕES SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DOS RIOS SÃO FRANCISCO E TOCANTINS. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2000 - Página 7864
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA, INDIO, PAIS, MANIFESTAÇÃO, PROTESTO, FALTA, JUSTIÇA, SOLENIDADE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, DESCOBERTA, BRASIL.
  • ENCAMINHAMENTO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO, INTEGRAÇÃO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), ESCLARECIMENTOS, ESTUDO, GOVERNO, TRANSPOSIÇÃO, AGUA, RIO TOCANTINS, DESTINAÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, ABASTECIMENTO, ESTADOS, REGIÃO NORDESTE.

O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB – PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, de maneira muito rápida, quero congratular-me com os índios brasileiros e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que conseguiram mostrar que o Brasil tem muito por fazer para que haja justiça. Não permitiram que o Poder Oficial apenas fizesse uma comemoração iludindo as pessoas e fazendo esquecer tantas coisas ruins que ainda ocorrem em nosso País e que precisam mudar.  

Mas o assunto que me traz nesses cinco minutos, Sr. Presidente, é um pedido de informação que estou encaminhando ao Ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho e ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Trata-se de um estudo que o Governo está fazendo sobre transposição de água do rio Tocantins para abastecer o São Francisco e, conseqüentemente, vários Estados da Região Nordeste do nosso Brasil. É incrível como o Governo consegue fazer estudos, de certa forma aprofundados, há cerca de dois anos, e a classe política e o povo continuam sem saber desses fatos.  

Houve, inicialmente, a intenção de transpor as águas do rio São Francisco para o Nordeste brasileiro. Houve uma reação muito grande, principalmente do Estado da Bahia, na pessoa do Senador Antonio Carlos Magalhães, em função de prejuízos com a retirada dessas águas do São Francisco para outras áreas do Nordeste. Agora, a solução que se apresenta é trazer as águas do Tocantins para o São Francisco e para o Nordeste brasileiro. Não estamos questionando, até porque não temos conhecimento real da situação e do projeto. Sabemos apenas que ele está avaliado em torno de 22 bilhões de reais, podendo chegar a 30 bilhões de reais em investimentos. Não sabemos das conseqüências ambientais, dos prejuízos que isso poderá trazer para a Amazônia – é evidente que serão grandes os benefícios para o Nordeste. Por essas razões e preocupações, estamos encaminhando à Mesa estes dois requerimentos de informação. Desejamos que os dois Ministérios encaminhem, o mais rápido possível ao Senado da República, todos os estudos desenvolvidos naquele órgão sobre transposição das águas do rio Tocantins para o rio São Francisco e para o abastecimento de vários Estados do Nordeste brasileiro.  

Era essa a manifestação que eu gostaria de fazer, deixando clara a minha preocupação de como esses estudos são feitos sem nenhum debate ou articulação, inclusive com a classe política da nossa Região Norte. Agora, com este requerimento, o Governo será obrigado a colocar o seu posicionamento a respeito da matéria. E nós, evidentemente, com os documentos nas mãos, traremos à discussão esses assuntos no Senado da República.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

 ¿ 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2000 - Página 7864