Discurso durante a 43ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ESCLARECIMENTOS SOBRE PRONUNCIAMENTO ANTERIOR, EM QUE DENUNCIA A PROCRASTINAÇÃO DAS DILIGENCIAS E PROVIDENCIAS EM RELAÇÃO A CPI DOS PRECATORIOS. REGISTRO DO MOVIMENTO DE APOIO A PERMANENCIA DO MINISTRO RAFAEL GRECCA NO GOVERNO.

Autor
Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • ESCLARECIMENTOS SOBRE PRONUNCIAMENTO ANTERIOR, EM QUE DENUNCIA A PROCRASTINAÇÃO DAS DILIGENCIAS E PROVIDENCIAS EM RELAÇÃO A CPI DOS PRECATORIOS. REGISTRO DO MOVIMENTO DE APOIO A PERMANENCIA DO MINISTRO RAFAEL GRECCA NO GOVERNO.
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2000 - Página 8208
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, DISCURSO, ORADOR, DENUNCIA, DEMORA, ADOÇÃO, DILIGENCIA, PROVIDENCIA, TENTATIVA, ANULAÇÃO, PROCESSO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO.
  • REITERAÇÃO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, CONTA BANCARIA, BANCO DO BRASIL, ESTADO DO PARANA (PR), AUSENCIA, CONVOCAÇÃO, RESPONSAVEL, DEPOIMENTO, POLICIA FEDERAL.
  • MANIFESTAÇÃO, APOIO, PERMANENCIA, RAFAEL GRECA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ESPORTE E TURISMO (MET).

O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB – PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, utilizarei muito brevemente a tribuna para a comunicação que pretendo fazer.  

A origem desta comunicação se deve a uma provável incompreensão de um pronunciamento que fiz, dias atrás, a respeito da procrastinação das diligências e providências em relação à CPI dos Precatórios, no caso específico do Paraná.  

Relembro e reitero que há duas denúncias importantes, no caso do Paraná, em relação à utilização de uma conta fria existente no Banco do Brasil do alto da Rua 15, que foi manipulada por duas personalidades da política do Estado, que, no entanto, até agora sequer foram chamadas para prestar depoimento na Polícia Federal.  

Uma delas, a Srª Sila Schulmann, então Secretária de Comunicação do Governo do Estado do Paraná, que pagou com cheques dessa conta pesquisas de opinião que apoiaram a campanha do Prefeito Antônio Belinati, em Londrina. Esse Prefeito é objeto, agora, de um dos maiores escândalos de desvios de recursos públicos do Brasil. A outra personalidade é o Sr. Mário Celso Petraglia, que utilizou cheques dessa conta para comprar camisetas estampadas para a campanha do Sr. Cássio Tanigushe, Antônio Belinati e Fernando Carli.  

Nesse sentido, fiz um pronunciamento e encaminhei cópias do mesmo ao Diretor da Polícia Federal, ao Juiz do feito da 3ª Vara Criminal da Justiça Federal em Curitiba e ao Ministério Público, na pessoa do Sr. Geraldo Brindeiro.  

Por outro lado, Sr. Presidente, como paranaense, quero declarar a intenção de um movimento de apoio à permanência do Ministro Rafael Greca à frente do Ministério do Esporte e Turismo do Brasil. Nós, paranaenses, acreditamos que o Ministro Rafael Greca é a cara do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e que sua demissão, de certa forma, descaracterizaria o Governo. Além disso, o Ministro anunciou recentemente um projeto extraordinário, que mostra ser ele imaginativo, criativo e inusitado no Brasil. Trata-se do Ministério itinerante, com a utilização da nossa gloriosa Nau Capitânia, que, tendo a bordo todas as figuras importantes do Ministério do Esporte e Turismo, circularia pela costa brasileira fazendo navegação de cabotagem.  

A minha preocupação me leva ainda, Sr. Presidente, a imaginar o que pode estar acontecendo com o submarino nuclear da nossa Marinha. Se o submarino estiver a cargo de almirantes da competência do Almirante Presidente do Clube Naval, certamente, tal como a Nau Capitânia submergiu, o submarino não submergirá.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2000 - Página 8208