Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGENS PELO TRANSCURSO DO DIA DOS TAQUIGRAFOS, DO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA E AO JORNALISTA JULIO DE MESQUITA NETO. (COMO LIDER)

Autor
José Roberto Arruda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: José Roberto Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGENS PELO TRANSCURSO DO DIA DOS TAQUIGRAFOS, DO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA E AO JORNALISTA JULIO DE MESQUITA NETO. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2000 - Página 8881
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, TAQUIGRAFO, SENADO, OPORTUNIDADE, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL.
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, LIBERDADE DE IMPRENSA, OPORTUNIDADE, CONGRATULAÇÕES, CATEGORIA PROFISSIONAL.
  • REGISTRO, HOMENAGEM, JULIO DE MESQUISTA NETO, JORNALISTA, DIRETOR, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INICIATIVA, ORGANISMO INTERNACIONAL, IMPRENSA.
  • REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, LIBERDADE DE IMPRENSA.

O SR. JOSÉ ROBERTO ARRUDA (PSDB – DF. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna para fazer, rapidamente, o registro de duas homenagens.  

A primeira, a um grupo de servidores que celebram hoje o seu dia, os taquígrafos, que são fundamentais aos trabalhos desta Casa. Muitas vezes, as pessoas que acompanham os trabalhos do Senado Federal, a rapidez com que os pronunciamentos e as decisões tomadas vão à imprensa escrita – e também à imprensa que atua em tempo real –, não conhecem o trabalho dedicado e competente que é feito por essa equipe de 111 taquígrafos, que se revezam em um trabalho cuidadoso não só no plenário do Senado como também na cobertura dos trabalhos técnicos das comissões e de todas as atividades da Casa.  

Registro, portanto, Sr. Presidente, os nossos cumprimentos e a nossa homenagem a esse grupo de dedicados servidores do Senado Federal.  

Celebra-se também, em todo o mundo, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Vários jornais brasileiros dedicam, hoje, um espaço importante a essa comemoração e, principalmente, ao significado da importância da liberdade de imprensa para a manutenção do sistema democrático.  

Registro, em especial, Sr. Presidente, que o jornalista Júlio de Mesquita Neto será lembrado hoje no Instituto Internacional de Imprensa, nos Estados Unidos, como um dos 50 heróis da liberdade de imprensa da segunda metade do século. O diretor do jornal O Estado de S.Paulo , o Estadão, que faleceu um junho de 1996, será homenageado ao lado de outros gigantes da imprensa mundial.  

Considero importante essa lembrança, Sr. Presidente, não só pela importância histórica do já centenário O Estado de S.Paulo , como pela coerência e firmeza com que Júlio de Mesquita Neto se houve em momentos difíceis da nossa história republicana.  

Queria registrar também que o Correio Braziliense , o jornal da Capital do País, estampa, em sua primeira página, uma manchete que junta as palavras "liberdade" e "verdade", mostrando que uma coisa está muito ligada à outra.  

Portanto, Sr. Presidente, ao lembrar que hoje é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, queria congratular-me com todos os profissionais de imprensa que trabalham nesta Casa e com todos os veículos de comunicação do Brasil, que, mediante a liberdade, criticando sempre, registrando os acontecimentos da política e da vida pública brasileira, trabalham em favor da liberdade e, portanto, trabalham em favor da democracia.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

üÿ »Þ 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2000 - Página 8881