Pronunciamento de Tião Viana em 03/05/2000
Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
COMENTARIOS A NOTA PUBLICADA HOJE NA COLUNA "PAINEL POLITICO", DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO, INTITULADA "BARBARIE NO AR". LEITURA DE NOTA OFICIAL DO GOVERNO DO ACRE DE DEFESA DO ENVOLVIMENTO COM O CRIME ORGANIZADO NAQUELE ESTADO.
- Autor
- Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.
SEGURANÇA PUBLICA.:
- COMENTARIOS A NOTA PUBLICADA HOJE NA COLUNA "PAINEL POLITICO", DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO, INTITULADA "BARBARIE NO AR". LEITURA DE NOTA OFICIAL DO GOVERNO DO ACRE DE DEFESA DO ENVOLVIMENTO COM O CRIME ORGANIZADO NAQUELE ESTADO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/05/2000 - Página 8882
- Assunto
- Outros > ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL. SEGURANÇA PUBLICA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DENUNCIA, CAMPANHA, JOSE ALEKSANDRO, DEPUTADO FEDERAL, SUSPEITO, PARTICIPAÇÃO, TRAFICO, DROGA, AMEAÇA, INTEGRIDADE CORPORAL, JORGE VIANA, GOVERNADOR, ESTADO DO ACRE (AC).
- LEITURA, NOTA OFICIAL, GOVERNO ESTADUAL, ESCLARECIMENTOS, SITUAÇÃO, TENSÃO SOCIAL, ESTADO DO ACRE (AC), RESULTADO, CAMPANHA, GRUPO, DENUNCIA, CALUNIA, DIFAMAÇÃO, INJURIA, GOVERNADOR, MOTIVO, ESFORÇO, EXTINÇÃO, CORRUPÇÃO, INJUSTIÇA, MISERIA, CRIME ORGANIZADO, POLITICO, REGIÃO.
- DEFESA, NECESSIDADE, CONCLUSÃO, PROCESSO, CASSAÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO ACRE (AC), AUTORIZAÇÃO, QUEBRA, SIGILO BANCARIO.
O SR. TIÃO VIANA
(Bloco/PT – AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, temos vivido, no Estado do Acre, um dia-a-dia de tensão incessante, de preocupação profunda com os acontecimentos que dizem respeito à segurança pública desde que, há dezesseis meses, assumiu o Governo do Estado o Governador Jorge Viana. Todo o Brasil é testemunha de uma luta constante, intensa, contra o narcotráfico, contra o crime organizado, contra o esquadrão da morte, e de um combate violento à corrupção pública, que era a norma, a lógica que imperava dentro daquele Estado. Infelizmente, dezesseis meses após o início do atual Governo, apesar das conquistas que a sociedade testemunhou, como a prisão de envolvidos com o narcotráfico e com o esquadrão da morte, perdura um clima de profunda preocupação com a integridade física do Governador do Estado e de algumas pessoas que apóiam essa luta, que é de toda a população do Acre.
Antes de ler uma nota oficial do Governo do Estado a respeito desse momento de tensão que temos vivido no Acre, com calúnias, difamações e injúrias feitas à pessoa do Governador, gostaria de divulgar notícia publicada no "Painel Político" do jornal Folha de S.Paulo de hoje, com o título "Barbárie no Ar".
Ligado à Assembléia de Deus e suspeito de envolvimento com o narcotráfico, José Aleksandro (PSL – AC) usou anteontem o programa de TV "Canal Verdade", do SBT do Acre, para ler o Salmo 109, que disse dedicar ao Governador Jorge Viana (PT). Diz um trecho da peça:
"Que seus dias sejam breves,
e outro ocupe o seu emprego.
Que seus filhos fiquem órfãos,
e a sua mulher se torne viúva".
Esse é um trecho de um salmo dedicado pelo Deputado Federal suplente, ainda em exercício do mandato, ao Governador Jorge Viana.
Mais à frente:
"O ex-suplente de Hildebrando Pascoal, Deputado cassado e atualmente preso, José Aleksandro foi expulso do PFL este ano por falsificação de documento. O parlamentar continua na mira da CPI do Narcotráfico mas o movimento por sua cassação começa a arrefecer."
Trago ao Plenário a preocupação apresentada no jornal Folha de S. Paulo de hoje, fazendo a leitura, ainda, de mais detalhes do Salmo lido num programa de televisão pelo Deputado Suplente:
"Que ninguém se compadeça de seus órfãos.
Que a sua descendência seja cortada,
e o seu nome se extinga numa só geração."
Isso demonstra um ódio despropositado, um ato de violência explícito, apresentado em um canal de televisão, filmado à luz do dia por um Deputado Federal, membro do Congresso Nacional, que enfrenta um processo de cassação, sobre cuja conclusão até hoje não temos nenhuma informação mais precisa. A CPI do Narcotráfico pediu, por mais de uma vez, a quebra do sigilo bancário desse Deputado. Nós, do Acre, sabemos da sua vida. Temos certeza de que, com a quebra do sigilo bancário, esse Deputado Federal será cassado e preso pelos órgãos de Justiça. E não se chega a uma conclusão.
Lamento profundamente que, diante de um ódio como esse, expresso por um meio de comunicação, numa ameaça velada à integridade física do Governador do Estado, tenhamos que assistir a essa lentidão do processo legislativo, que não permite uma conclusão.
São palavras violentas e odiosas, que ameaçam a integridade do Governador de Estado! E, hoje, infelizmente, o povo do Acre não recebe da Câmara dos Deputados resposta sobre o processo de cassação.
Passo a ler, neste momento, a nota oficial do Governo, Sr. Presidente:
"Acima de tudo a verdade.
Assumimos o governo do Estado há exatos dezesseis meses. Toda a população é testemunha do esforço que estamos fazendo para tirar o Acre da situação de desgoverno, corrupção, injustiça e miséria social em que se encontrava, como fruto da ação criminosa dos maus políticos que governaram nosso Estado nos últimos anos.
Graças a esse esforço e à solidariedade que temos tido de toda a população, nossa realidade, hoje, é bem diferente: os salários dos servidores são pagos religiosamente em dia; os repasses aos Poderes constituídos são feitos rigorosamente até o dia 20 de cada mês; as dívidas foram todas renegociadas e o Governo do Estado tem feito muitos investimentos para recuperar a economia e dinamizar o setor produtivo em todos os municípios.
Tudo isso tem contribuído para que o povo do Acre resgate a esperança que há muito havia perdido.
É certo, também, que ainda temos muitos problemas a superar em praticamente todas as áreas. Mas temos consciência de que, com a somatória do nosso esforço e a solidariedade do povo acreano, haveremos de vencer todas as dificuldades.
O que não podemos aceitar é a ação criminosa que vem sendo desencadeada pelos que representam tudo de ruim que existe na política acreana. Na semana passada, foi o suplente de Deputado João Correia; nesta segunda, foi o ainda Deputado em processo de cassação José Alex, que partiu para a calúnia pessoal. Tudo isso tem sido feito através de um canal de televisão do inescrupuloso Narciso Mendes, como parte de uma campanha que tenta a todo custo confundir a sociedade com denúncias falsas, eivadas de injúria, calúnia e difamação contra o Governador Jorge Viana, o Senador Tião Viana e o Deputado Edvaldo Magalhães, que dignamente desempenha a função de líder do Governo na Assembléia.
As baixarias que esse grupo está promovendo não têm limites. Impossibilitados de atacar o Governo e seu líder na Assembléia com argumentos políticos, eles partem para o desespero do ataque pessoal, o que é ainda mais grave.
Mas o povo conhece seus dirigentes por suas ações, e sabe separar perfeitamente quem trabalha honestamente daqueles que montaram impérios a custa de dinheiro público.
Se os descontentes com as medidas que estamos adotando pensam em nos intimidar, eles estão enganados. Vamos continuar combatendo a corrupção, o crime organizado e os esquemas políticos responsáveis pela destruição do nosso Estado. Não vamos nos curvar às falsas denúncias de pessoas que sempre foram cúmplices com a bandalheira que imperou durante anos neste Estado. O desespero desses inimigos do Acre só confirma que estamos no caminho certo.
E os que foram injustamente atingidos, o Governador Jorge Viana, o Senador Tião Viana, os integrantes da equipe do Governo e o Deputado Edvaldo Magalhães, tomarão todas as medidas legais cabíveis para que a Justiça estabeleça a punição adequada a este tipo de crime que vem sendo praticado.
Vamos continuar trabalhando honestamente, como temos feito até aqui, e temos certeza de que, com o nosso exemplo, vamos continuar contribuindo para a completa limpeza na política do Acre.
Confiamos na Justiça e na consciência do povo, porque, acima de tudo, está a verdade.
Governo do Estado do Acre."
Sr. Presidente, antes de concluir, peço trinta segundos para ler as frases que foram ditas num canal de televisão pelo suplente de Deputado, que ainda exerce seu mandato, em relação ao Governador do Estado:
"Que seus dias sejam breves,
e outro ocupe o seu emprego.
Que seus filhos fiquem órfãos,
e sua mulher se torne viúva.
E ninguém se compadeça de seus órfãos.
Que sua descendência seja cortada,
e seu nome se extinga numa só geração.
Nós do Acre, Sr. Presidente, aguardamos que o processo de cassação do mandato desse Deputado seja levado adiante pela Câmara dos Deputados, para que, pelo menos, seja autorizada a quebra do sigilo bancário.
Muito obrigado.
âncl ¿