Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

PROTESTO PELA AÇÃO DA POLICIA DA CIDADE DE CURITIBA EM CONFLITO COM OS TRABALHADORES SEM-TERRA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA.:
  • PROTESTO PELA AÇÃO DA POLICIA DA CIDADE DE CURITIBA EM CONFLITO COM OS TRABALHADORES SEM-TERRA.
Publicação
Publicação no DSF de 03/05/2000 - Página 8808
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • REGISTRO, VIOLENCIA, REPRESSÃO, POLICIA, IMPEDIMENTO, TRANSITO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, TRABALHADOR RURAL, SEM-TERRA, MUNICIPIO, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR), ABUSO, AUTORIDADE ESTADUAL, RESPONSABILIDADE, SEGURANÇA PUBLICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, peço a palavra para comunicar que, hoje, no Paraná, houve gravíssima e violenta repressão, quando mais de mil policiais fortemente armados impediram os trabalhadores sem-terra de entrar na cidade de Curitiba, atacando-os com cachorros, bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral, metralhadoras e outras armas pesadas (foram usadas balas de borracha de calibre 12).

O conflito mais grave se deu às 7h30min. Sessenta trabalhadores foram feridos, alguns gravemente. Entre eles está o Sr. Antonio Tavares Pereira, que se encontra no centro cirúrgico por ter levado um tiro no abdômen.

Foi preso Roberto Baggio, um dos principais Líderes do MST no Paraná e houve abuso por parte das autoridades responsáveis pela segurança no Estado do Paraná, desencadeando um conflito armado que não seria necessário diante da intenção dos trabalhadores rurais que era de fazer uma manifestação pacífica no centro de Curitiba.

Ficam os nossos protestos contra a ação do Governo do Estado do Paraná, do Governador Jaime Lerner.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/05/2000 - Página 8808