Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

REGISTRO DE DENUNCIA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DO FUNDEF NA REELEIÇÃO PARA A PREFEITURA DO MUNICIPIO DE UMBAUBA, NO ESTADO DE SERGIPE.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • REGISTRO DE DENUNCIA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DO FUNDEF NA REELEIÇÃO PARA A PREFEITURA DO MUNICIPIO DE UMBAUBA, NO ESTADO DE SERGIPE.
Publicação
Publicação no DSF de 03/05/2000 - Página 8810
Assunto
Outros > ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • REGISTRO, AMEAÇA, VITIMA, PRESIDENTE, DIRETORIO MUNICIPAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MUNICIPIO, UMBAUBA (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), MOTIVO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, PREFEITO, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ENSINO FUNDAMENTAL, OBJETIVO, FAVORECIMENTO, REELEIÇÃO.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (Bloco/PT - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, podem ficar tranqüilos. Não usarei os 50 minutos. Eu havia me inscrito por 50 minutos na sessão anterior, para garantir o direito ao destaque.

Gostaria apenas de fazer um registro do episódio que ocorre no interior do meu Estado, na cidade de Umbaúba, e que está relacionado à discussão de reeleição. Houve denúncias contra a utilização de recursos do Fundef e de uma série de irregularidades cometidas pelo prefeito, denúncias essas que foram repercutidas no jornal semanal Se Informe, do meu Estado. Uma parte da repercussão dessas denúncias foi feita pelo companheiro Anderson, presidente do Diretório Municipal de Umbaúba, companheiro que foi, recentemente, dirigente da União Nacional dos Estudantes. A partir daí, foi desencadeado todo um processo de ameaças, inclusive por telefonemas anônimos, contra esse companheiro, em função de que ele está exercendo a prerrogativa de presidente de um partido de oposição no Município.

Queremos alertar o Senado Federal com relação a essas ameaças e cobrar das autoridades do nosso Estado, do Secretário de Segurança Pública, providências que deverão ser tomadas para evitar que essas ameaças acabem se transformando em realidade.

Poderão dizer que são apenas ameaças, mas, normalmente, ameaças dessa natureza, infelizmente, acabam sendo concretizadas. Então, queríamos utilizar esta sessão do Senado para registrar as ameaças de que vem sendo vítima o companheiro Anderson, presidente do Diretório Municipal do PT de Umbaúba, Sergipe, que começaram a acontecer após denúncias feitas não só por ele, mas por outros agentes políticos da cidade, contra irregularidades cometidas pelo prefeito. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/05/2000 - Página 8810