Discurso durante a 53ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

SATISFAÇÃO COM A SAFRA RECORDE DE GRÃOS. REPUDIO AO ARTIGO DO JORNALISTA CARLOS CHAGAS INTITULADO "VEM POR AI RENUNCIA JA". CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO MST.

Autor
José Roberto Arruda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: José Roberto Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. REFORMA AGRARIA.:
  • SATISFAÇÃO COM A SAFRA RECORDE DE GRÃOS. REPUDIO AO ARTIGO DO JORNALISTA CARLOS CHAGAS INTITULADO "VEM POR AI RENUNCIA JA". CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO MST.
Aparteantes
Geraldo Melo, José Fogaça, Romero Jucá, Thelma Siqueira Campos.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2000 - Página 9331
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • REGISTRO, SUPERIORIDADE, SAFRA, GRÃO, ESTIMATIVA, AUMENTO, RENDA, PRODUTOR.
  • DEFESA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, RELAÇÃO, REFORMA AGRARIA, CRITICA, NOTICIARIO, IMPRENSA, PRIORIDADE, INFORMAÇÃO, CONFLITO, SEM-TERRA, ESPECIFICAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, CARLOS CHAGAS (MG), JORNALISTA.
  • CRITICA, TUMULTO, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA, PREJUIZO, DEMOCRACIA, DESRESPEITO, AUTORIDADE, ORDEM SOCIAL.

O SR. JOSÉ ROBERTO ARRUDA (PSDB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, na semana passada, uma notícia importante foi dada ao País. Mas esse anúncio, que considero fundamental no modelo de desenvolvimento brasileiro, acabou ficando difuso, meio escondido, em face dos acontecimentos dos últimos dias na vida brasileira. O Presidente Fernando Henrique Cardoso e o Ministro da Agricultura, Sr. Pratini de Moraes, anunciaram ao País uma safra recorde de 86 milhões de toneladas de grãos para este ano. Mais importante que o número em si – e o Senador Iris Rezende falava com propriedade sobre este tema –, mais importante que o aumento da produção agrícola brasileira, de 4% em termos reais, é que já há uma estimativa dos que fazem o acompanhamento econômico da safra agrícola de 6,5% de crescimento na renda dos produtores. Devemos ter, portanto, neste ano, um crescimento de 4% na safra, aumentando para 86 milhões de toneladas por ano, e um crescimento ainda maior da renda dos produtores: 6,5%.  

Sr. Presidente, enquanto a agricultura brasileira começa a ultrapassar os obstáculos; enquanto a agricultura e a agropecuária, que sofreram muito para dar sustentação ao plano de estabilidade econômica, superam os seus próprios obstáculos, e as fontes de financiamento, com a gradativa redução dos juros, começam a apresentar resultados, por outro lado, toda a imprensa nacional registrava com muita intensidade a atuação do Movimento dos Sem-Terra e as invasões de prédios públicos, de fazendas, enfim, uma série de ações coordenadas, em várias partes do território nacional, que tentam passar a seguinte idéia: o Governo brasileiro, inoperante na área da reforma agrária, precisa ¿ û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2000 - Página 9331