Pronunciamento de Ramez Tebet em 09/05/2000
Discurso durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
SATISFAÇÃO COM O EMPRESTIMO CONCEDIDO A SANTA CASA DE MISERICORDIA DO HOSPITAL EVANGELICO DO MUNICIPIO DE DOURADOS - MS, DURANTE VISITA DO MINISTRO DA SAUDE, JOSE SERRA.
- Autor
- Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
- Nome completo: Ramez Tebet
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE.:
- SATISFAÇÃO COM O EMPRESTIMO CONCEDIDO A SANTA CASA DE MISERICORDIA DO HOSPITAL EVANGELICO DO MUNICIPIO DE DOURADOS - MS, DURANTE VISITA DO MINISTRO DA SAUDE, JOSE SERRA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/05/2000 - Página 9493
- Assunto
- Outros > SAUDE.
- Indexação
-
- REGISTRO, IMPORTANCIA, VISITA, JOSE SERRA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), MUNICIPIO, DOURADOS (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), CONCESSÃO, EMPRESTIMO, SANTA CASA DE MISERICORDIA, HOSPITAL, VIABILIDADE, MELHORIA, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE.
O SR. RAMEZ TEBET
(PMDB – MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, às vezes um fato pode não ter relevância para um Estado mas tem para outro. Quero deixar registrada no Senado a importante visita do Ministro da Saúde, José Serra, à segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul, Dourados. Todos nós sabemos que, apesar de a saúde ser um direito de todos e um dever do Estado, temos um longo caminho a percorrer para que esse ideal constitucional seja atingido.
O setor de saúde de Dourados vivia uma grave crise, particularmente o Hospital Evangélico. O Ministro José Serra, recebido por uma multidão, concedeu empréstimo à Santa Casa de Misericórdia do Hospital Evangélico, colocando o hospital em condições de atender à população. S. Exª prometeu também resolver, como está resolvendo, o problema da Santa Casa de Campo Grande. O Ministro viu o que é o Estado do Mato Grosso do Sul e confessou publicamente que ficou surpreso com o progresso e o desenvolvimento da região.
Acompanhei pari passu a visita do Ministro José Serra, que vem dando uma grande contribuição para minorar os graves problemas que assolam a saúde neste País. É claro que a situação está longe de ser resolvida. Como eu disse, há um longo caminho a ser percorrido, mas é auspicioso verificar que o Ministério da Saúde está adotando medidas administrativas e legais. Portanto, podemos ter esperança de propiciar melhores condições de saúde à nossa população.
Dourados ficou feliz com a visita do Ministro e com as soluções encontradas. A par disso, lá está sendo construída uma grande Santa Casa, e a primeira parte dos recursos foram levados pelo Ministro José Serra. Poder-se-á dizer: "Por que cantar em prosa e em verso o que é obrigação do Estado?". O Estado tem que agradecer a ajuda que recebe do Governo Federal e louvar a sua atitude sempre que ele age em benefício da coletividade.
Faço este registro porque foi muito importante a visita do Ministro da Saúde e os acontecimentos que dela decorreram para a cidade de Dourados. O Hospital Evangélico, que nunca fechou as suas portas, que corria o risco de não atender a população da grande Dourados de quase 1 milhão de habitantes, recebeu ontem alento, fôlego e oxigênio, para continuar prestando serviços à nossa coletividade.
Portanto, deixo consignado em rápidas palavras o agradecimento de Dourados ao Ministro da Saúde, que ainda tem compromissos com Campo Grande, com todo o meu Estado, assim como os tem com o Brasil.
Muito obrigado.