Discurso durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REBATE AS DENUNCIAS CITADAS PELO SENADOR NABOR JUNIOR.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.:
  • REBATE AS DENUNCIAS CITADAS PELO SENADOR NABOR JUNIOR.
Aparteantes
José Eduardo Dutra, Marina Silva, Nabor Júnior.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2000 - Página 9530
Assunto
Outros > ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • CONTESTAÇÃO, FALTA, FUNDAMENTAÇÃO, VERACIDADE, DENUNCIA, AUTORIA, NABOR JUNIOR, SENADOR, JOÃO CARREIRA, SUPLENTE, DEPUTADO ESTADUAL, ACUSAÇÃO, IRREGULARIDADE, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO ACRE (AC), SUPERFATURAMENTO, PREÇO, AQUISIÇÃO, MEDICAMENTOS.
  • ESCLARECIMENTOS, OCORRENCIA, RESPOSTA, ASSESSORIA, GOVERNO ESTADUAL, DESMENTIDO, FATO, OBJETO, DENUNCIA, INEXISTENCIA, PROCESSO, MINISTERIO PUBLICO, ACUSAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO ACRE (AC), CRIME, FAZENDA NACIONAL.
  • DEFESA, ETICA, DETERMINAÇÃO, ATUAÇÃO, JORGE VIANA, GOVERNADOR, ESTADO DO ACRE (AC), COMBATE, CORRUPÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, CORREÇÃO, APLICAÇÃO, FUNDOS PUBLICOS.
  • LEITURA, DOCUMENTO, TRIBUNAL DE CONTAS, ESTADO DO ACRE (AC), INFORMAÇÃO, AUSENCIA, CONCLUSÃO, PROCESSO, APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, AQUISIÇÃO, MEDICAMENTOS, OCORRENCIA, APRESENTAÇÃO, DEFESA, SECRETARIA DE SAUDE, FRAUDE, FORMA, JOÃO CORREIA, SUPLENTE, DEPUTADO ESTADUAL, OBTENÇÃO, INSTAURAÇÃO, PROCEDIMENTO, CORREGEDORIA, INVESTIGAÇÃO, FATO.

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT – AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu só tenho a lamentar a intensidade de um debate que mostra o retrato de dois momentos que temos vivido no Acre: um momento quando o paletó e a gravata vestiam os criminosos, o esquadrão da morte, o narcotráfico, já reunidos dentro do poder do Estado. Privatizaram o Estado do Acre pelo crime organizado, e desde uma década atrás, com o surgimento de lutas fortes, antecedidas por Chico Mendes, continuadas pelo trabalho de Marina Silva, que saiu de dentro de um seringal, e pelo Deputado Nilson Mourão, fundador do PT, setores progressistas da sociedade, temos nos reunido numa tentativa de enfrentar a corrupção, o crime organizado, o narcotráfico, que ocasionou assassinatos, prisões injustas e arbitrárias e violência por parte do poder instituído à época.  

Lamentavelmente, o Senador Nabor Júnior faz uma opção agora, às vésperas da eleição, por fazer denúncias infundadas, não verdadeiras. S. Exª é sabedor disso, assim como o é o suplente de Deputado, João Correia. Cada item já foi respondido pela assessoria do Governo do Estado. Não há uma linha no Ministério Público, que é o órgão responsável pela apuração de irregularidades e crimes e pelo envio da denúncia do crime contra o Erário ao Poder Legislativo para processo contra o Governador ou quem quer que seja.  

Seria muito fácil para nós chegarmos aqui e lavarmos as mãos em relação ao Secretário de Saúde ou a qualquer funcionário da Secretaria de Saúde denunciado aqui. Seria muito fácil para o Governador fazer isso, mas temos consciência política e ética do controle Þ û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2000 - Página 9530