Discurso durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLICITAÇÃO DE CONTEMPLAÇÃO PELAS CENTRAIS ELETRICAS DE FURNAS, DE CONVENIOS A MUNICIPIOS MINEIROS QUE INTEGRAM A REGIÃO HIDRELETRICA DA BACIA DO RIO GRANDE.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • SOLICITAÇÃO DE CONTEMPLAÇÃO PELAS CENTRAIS ELETRICAS DE FURNAS, DE CONVENIOS A MUNICIPIOS MINEIROS QUE INTEGRAM A REGIÃO HIDRELETRICA DA BACIA DO RIO GRANDE.
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2000 - Página 9982
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • APOIO, REIVINDICAÇÃO, MUNICIPIOS, REGIÃO, BACIA DO RIO GRANDE, DESTINATARIO, FURNAS CENTRAIS ELETRICAS S/A (FURNAS), MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, ACESSO, CONVENIO, DESENVOLVIMENTO.
  • ANUNCIO, VISITA, ORADOR, JOSE SARNEY FILHO, CARLOS MELLES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), MINISTERIO DO ESPORTE E TURISMO (MET), MUNICIPIO, ALFENAS (MG), ALTEROSA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), OBJETIVO, DECISÃO, FUNCIONAMENTO, COMPANHIA ENERGETICA DE MINAS GERAIS (CEMIG), REGIÃO.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL – MG. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desta Tribuna, quero transmitir à direção das Centrais Elétricas de Furnas, com sede no Rio de Janeiro, por intermédio do Ministro das Minas e Energia e do Presidente da Eletrobrás, solicitação no sentido de que os Municípios que integram a região de Furnas sejam contemplados, em toda a sua extensão, pelos benefícios que hoje são destinados a cerca de apenas cinqüenta Municípios mineiros.  

Textualmente, Sr. Presidente, a solicitação é esta:  

 

Furnas vem desenvolvendo, ao longo dos anos, ações na forma de convênios celebrados entre a empresa e os Municípios lindeiros. Esses Municípios, hoje em torno de cinqüenta, na bacia do rio Grande, possuem parte de suas terras banhada pelas águas dos reservatórios das cinco usinas de Furnas ali situadas.  

Entendendo que os demais Municípios que compõem essa bacia, aproximadamente cento e cinqüenta, recebem influência indireta devido à construção dos reservatórios e que também contribuem diretamente na quantidade e na qualidade da água ofertada, solicitamos a implementação de estudos que visem à extensão desses convênios e ações também a esses Municípios.  

Com isso, a bacia hidrográfica do rio Grande receberá os benefícios como um todo.  

 

Sr. Presidente, no dia de amanhã, estaremos no sul de Minas, especificamente nas cidades de Alfenas e Alterosa, acompanhando os Ministros do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e do Esporte e Turismo, Carlos Melles, numa visita na qual serão tomadas decisões sobre as condições de funcionamento das Centrais Elétricas de Minas Gerais, de interesse dos municípios da região, inclusive quanto à questão do meio ambiente. Na ocasião, serão assinados três convênios da maior importância, exatamente para que Furnas, que tem uma grande dimensão em Minas Gerais e em outros Estados, possa contribuir, de forma mais harmônica, para o benefício de todos os Municípios que compõem aquela área.  

Furnas foi criada em fevereiro de 1957, com a missão de suprir de energia os três principais centros sócio-econômicos brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a partir da construção de usinas hidrelétricas ao longo do rio Grande. A primeira usina começou a operar em 1963. Hoje, Furnas dispõe de um complexo de nove usinas hidrelétricas e duas termelétricas, que geram mais de nove milhões de quilowatts de energia.  

Em sua área de atuação - Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Tocantins - vive metade da população brasileira, que consome dois terços da energia produzida em todo o Brasil.  

Furnas produz e transmite energia em grosso e transporta energia da usina de Itaipu para suprir outras empresas de energia elétrica. Também participa do contrato de importação de energia da Argentina, responsabilizando-se por 70% da compra de um milhão de quilowatts de potência firme disponíveis desde março do corrente ano.  

A confiabilidade do seu parque gerador e de seu sistema de transmissão faz de Furnas uma das maiores empresas do País. Desde 1992, ela vem apresentando índices de confiabilidade em nível internacional: 99,99%.  

Sr. Presidente, esta manifestação é exatamente para que Furnas possa contemplar não apenas os cinqüenta Municípios lindeiros que estão em torno da bacia, mas também os outros cerca de cento e cinqüenta Municípios que necessitam desse apoio, para que haja um desenvolvimento harmônico em toda a bacia atingida por Furnas.  

Muito obrigado.  

 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2000 - Página 9982