Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONCESSÃO DO PREMIO PERSONALIDADE EMPREENDEDORA DO PARANA, EM RECONHECIMENTO AOS PROJETOS SOCIAIS APRESENTADOS PELO ESTUDANTE ANTONIO CARLOS BASILIO DA SILVA.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • CONCESSÃO DO PREMIO PERSONALIDADE EMPREENDEDORA DO PARANA, EM RECONHECIMENTO AOS PROJETOS SOCIAIS APRESENTADOS PELO ESTUDANTE ANTONIO CARLOS BASILIO DA SILVA.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2000 - Página 10110
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, HOMENAGEM, CONCESSÃO, PREMIO, ANTONIO CARLOS BASILIO DA SILVA, ESTUDANTE, COLABORAÇÃO, LEGISLAÇÃO, ESTADO DO PARANA (PR), PROJETO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, PREVENÇÃO, DROGA, ALTERAÇÃO, CREDITO EDUCATIVO, INCENTIVO, ESPORTE.

O SR. ÁLVARO DIAS (PSDB - PR) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, desejo registrar aqui um fato que merece destaque por ser exemplo digno de imitação. Refiro-me à concessão do Prêmio Personalidade Empreendedora do Paraná, oferecido pela União das Associações de Empregados das Cidades Industriais de Curitiba, Região Metropolitana e Estado do Paraná, ao estudante Antônio Carlos Basílio da Silva. A homenagem é o reconhecimento pelos projetos de cunho social que o estudante vem apresentando nos últimos oito anos e que já resultaram, por exemplo, na Lei Municipal e na Lei Estadual de Prevenção às Drogas nas Escolas Públicas; na Proposta de Modificação do Crédito Educativo e no Projeto de Incentivo ao Esporte Amador, que está sendo apreciado pela Assembléia Legislativa do meu Estado, o Paraná.  

Embora significativo, este não é o primeiro prêmio que Antônio Carlos recebe. No ano passado, por proposição da Vereadora Nely Almeida, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, por unanimidade, Voto de Louvor ao estudante "em virtude do admirável trabalho que vem desenvolvendo em defesa da classe estudantil, nas mais variadas áreas de atividade" e, em 1992, ganhou o prêmio Jovens Destacados de Curitiba, da Câmara Júnior Empresarial. Neste mesmo ano, ele foi o autor intelectual da lei municipal que obriga as escolas da rede pública a realizarem palestras preventivas sobre as drogas. Em 1995, foi novamente quem sugeriu à Assembléia Legislativa a aprovação de lei estadual no mesmo sentido.  

Antônio Carlos Basílio da Silva é natural de Arapongas, no Paraná, e estuda Letras na PUC/PR. Atualmente, exerce o cargo de Diretor de Comunicação Social da Federação Paranaense de Desporto Universitário. É autor de dois outros projetos fadados a terem grande repercussão: o Projeto Esportivo para Municípios, em estudos na Secretaria de Esporte e Turismo do Estado do Paraná, e o Projeto de Modernização de Serviços da Previdência Social, encaminhado ao INSS. Em sua comunidade, foi Diretor Esportivo, por três mandatos consecutivos, de 89 a 92, da Associação dos Moradores do Conjunto Paineiras, no Bairro Barreirinha. Antônio Carlos foi funcionário de carreira do Banestado por 10 anos, quando elaborou trabalhos para funcionários e clientes da instituição bancária. Um deles foi o PLIN: Programa Livre de Idéias Novas, implantado em 1992.  

Recentemente, o estudante elaborou Proposta de Modificação do Crédito Educativo, cujos recursos estavam bloqueados desde 1997. O MEC acatou algumas das sugestões e os recursos do Fundo voltaram a ser liberados, beneficiando inúmeros estudantes carentes.  

Por essas iniciativas o estudante Antônio Carlos Basilio da Silva vem cumulando lauréis, o que me leva a destacar, da tribuna do Senado, os seus méritos, que, inegavelmente, são dignos dos maiores encômios e que servem de incentivo para a sua geração.  

É esse, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o registro que desejei fazer, como preito de justiça a um paranaense que vem se destacando em nossa comunidade.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2000 - Página 10110