Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

DEFESA DA INSTALAÇÃO DE UMA COMISSÃO TEMPORARIA DESTINADA A LEVANTAR DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A CRISE NA INDUSTRIA AERONAUTICA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • DEFESA DA INSTALAÇÃO DE UMA COMISSÃO TEMPORARIA DESTINADA A LEVANTAR DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A CRISE NA INDUSTRIA AERONAUTICA.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2000 - Página 10103
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, GERALDO MELO, REFERENCIA, SOLICITAÇÃO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, SENADO, OBJETIVO, DEBATE, LEVANTAMENTO DE DADOS, MOTIVO, CRISE, INDUSTRIA AERONAUTICA, PAIS, BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMA.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, PRESENÇA, PRESIDENTE, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, AERONAUTICA, AEROVIARIO, TRABALHADOR, SETOR, TRANSPORTE AEREO, OBJETIVO, DISCUSSÃO, BUSCA, SOLUÇÃO, CRISE, AVIAÇÃO CIVIL, AVIAÇÃO COMERCIAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, foi lido hoje o requerimento, com fundamento no art. 74, I, do Regimento Interno, do Senador Geraldo Melo e também por mim assinado, para a criação de comissão temporária interna, composta de 11 Senadores e igual número de suplentes, para, em 120 dias, levantar dados e informações a respeito da crise na indústria aeronáutica brasileira, bem como propor conjunto de medidas e recomendações com vistas à solução do problema. Para a consecução de seus objetivos, fica fixado o valor de R$30 mil.

Sr. Presidente, recentemente a Mesa, dado o número tão grande de comissões permanentes e temporárias e de CPIs resolveu que, até que haja um entendimento consensual dos Líderes, não haveria a formação de comissões especiais. Esse é um assunto de grande relevância e sua continuação está prevista no requerimento aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos. Já houve, inclusive, algumas audiências com o Ministro da Defesa, com o Presidente da Infraero e da Transbrasil.

Está prevista para a próxima semana, na Comissão de Assuntos Econômicos, a vinda dos Presidentes da Varig, da TAM e da VASP. O Presidente da CAE, Senador Ney Suassuna, concordou com que os aeronautas, aeroviários e trabalhadores da aviação civil tenham direito à voz durante a audiência.

O Senador Geraldo Melo dialogou hoje com o Presidente Ney Suassuna e ficou acertado que os trabalhos da Comissão de Assuntos Econômicos, na audiência da próxima semana, serão parte dos trabalhos da Comissão Especial. Sugiro à Mesa que convide os Líderes para uma reunião com o objetivo de deliberar a respeito do melhor encaminhamento para a formação da Comissão Especial, sem qualquer prejuízo para os trabalhos da Comissão de Assuntos Econômicos sobre a aviação civil.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2000 - Página 10103