Pronunciamento de Paulo Hartung em 24/05/2000
Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
REGISTRO DO LANÇAMENTO DO LIVRO "DOUTOR CARLOS - UM HOMEM DO CAMPO E SUA RELAÇÃO COM O PODER" SOBRE A VIDA DO EX-SENADOR, EX-DEPUTADO FEDERAL E EX-GOVERNADOR DO ESPIRITO SANTO, CARLOS FERNANDO MONTEIRO LINDENBERG.
- Autor
- Paulo Hartung (PPS - CIDADANIA/ES)
- Nome completo: Paulo César Hartung Gomes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- REGISTRO DO LANÇAMENTO DO LIVRO "DOUTOR CARLOS - UM HOMEM DO CAMPO E SUA RELAÇÃO COM O PODER" SOBRE A VIDA DO EX-SENADOR, EX-DEPUTADO FEDERAL E EX-GOVERNADOR DO ESPIRITO SANTO, CARLOS FERNANDO MONTEIRO LINDENBERG.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/05/2000 - Página 10772
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- REGISTRO, LANÇAMENTO, LIVRO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), BIOGRAFIA, HISTORIA, VIDA, CARLOS FERNANDO MONTEIRO LINDENBERG, EX GOVERNADOR, REFERENCIA, ATUAÇÃO, POLITICA, COMERCIO.
- HOMENAGEM POSTUMA, CARLOS FERNANDO MONTEIRO LINDENBERG, EX GOVERNADOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).
O SR. PAULO HARTUNG
(PPS – ES. Para uma comunicação inadiável.) – Sr. Presidente, quero usar da tribuna para registrar o lançamento de uma obra em meu Estado, com o título: Dr. Carlos
– um homem do campo e sua relação com o poder
. A obra relata a trajetória de vida pessoal, política e empresarial de Carlos Fernando Monteiro Lindenberg, desde o seu nascimento, em 1899, em Cachoeiro de Itapemirim, até seu falecimento, em Vitória, há nove anos.
Venho à tribuna para falar da biografia de alguém que conviveu com esta Casa durante dezesseis longos anos e que aqui deixou um legado de sinceridade e dedicação aos grandes temas do Espírito Santo e do Brasil. Refiro-me, Sr. Presidente, à trajetória de um homem que foi Secretário Estadual de Fazenda e Agricultura; Deputado Federal por duas vezes, Constituinte de 1946; Senador, no período de 1950 a 1957 e, novamente, no período de 1967 a 1974; e Governador duas vezes, no período de 1947 a 1950 e de 1959 a 1962.
Esse livro, Sr. Presidente, fala sobre a vida política e empresarial de Carlos Lindenberg. Trata-se de uma fonte inesgotável de consulta para jovens e historiadores que têm interesse em conhecer a História de nosso País a partir da História do Estado do Espírito Santo. É também um comovente relato de sua convivência familiar, com seus amigos, de seus hábitos e gestos para com o próximo. Quero destacar, aqui, uma frase do livro que resume bem o perfil do Dr. Carlos Lindenberg: "Solidário, sempre estava pronto a atender a quem precisasse dele. Um homem simples, às vezes retraído." Trata-se, Sr. Presidente, de uma obra que foi finalizada por Antônio de Pádua Gurgel, com base em cartas e depoimentos do Dr. Carlos gravados por sua filha, D. Henriqueta, além de textos do saudoso jornalista Amylton de Almeida. Também houve a participação de José Carlos da Fonseca, ex-Ministro e ex-Deputado Federal. Há outros escritos cedidos pela família.
Ao terminar, Sr. Presidente, ressalto uma trajetória que se revela extremamente atual. Já naqueles tempos de vida pública, o então Governador tinha grande apego pelo equilíbrio de suas contas.
No momento em que o País implanta a Lei de Responsabilidade Fiscal, esse é um exemplo. Carlos Lindenberg nos deixou o apego à organização, ao equilíbrio financeiro e a certeza de que nenhum dirigente público tem o direito de endividar o ente federado que esteja administrando, seja o Governo Municipal, Estadual ou Federal. Essa obra, Sr. Presidente, é uma justa homenagem a Carlos Lindenberg e a seus familiares que agora não mais na política, mas no mundo empresarial, têm dado importante contribuição ao meu Estado, o Espírito Santo, e ao Brasil.
Era o que tinha a dizer.
Agradeço a V. Exª pela tolerância.