Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

BENEFICIOS PARA O SETOR AGRICOLA DAS DESCOBERTAS DA BIOTECNOLOGIA.

Autor
Juvêncio da Fonseca (PFL - Partido da Frente Liberal/MS)
Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • BENEFICIOS PARA O SETOR AGRICOLA DAS DESCOBERTAS DA BIOTECNOLOGIA.
Aparteantes
José Fogaça, Leomar Quintanilha, Marina Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2000 - Página 10886
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • DEBATE, APLICAÇÃO, BIOTECNOLOGIA, AGRICULTURA, ALTERAÇÃO, GENETICA, PRODUÇÃO, ALIMENTOS, MEDICAMENTOS, AUSENCIA, PROBLEMA, SAUDE, MEIO AMBIENTE, DEFESA, SEGURANÇA, TECNOLOGIA.
  • COMENTARIO, SUSPENSÃO, PRODUÇÃO, SOJA, ALTERAÇÃO, GENETICA, BRASIL, DEMORA, JUDICIARIO, DECISÃO, AÇÃO JUDICIAL, PREJUIZO, AGRICULTOR, CONCORRENCIA, EXPORTAÇÃO.
  • DENUNCIA, EXISTENCIA, INTERESSE, PAIS ESTRANGEIRO, UNIÃO EUROPEIA, PROIBIÇÃO, BRASIL, AGRICULTURA, ALTERAÇÃO, GENETICA, DEFESA, ORADOR, CONTINUAÇÃO, PESQUISA, PRODUÇÃO AGRICOLA.

O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PFL - MS. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesse momento em que nossos agricultores estão colhendo a sua soja e em que o debate sobre alimentação dos mais de seis bilhões de pessoas que habitam o nosso planeta está tão em voga, faz-se necessário debater uma das tecnologias que mais beneficiarão os agricultores e os consumidores em um futuro muito próximo: a biotecnologia agrícola.  

A biotecnologia é uma técnica que emprega genes em processos produtivos, com a finalidade de se obter produtos úteis ao homem e ao meio ambiente. Essa tecnologia viabiliza o surgimento de produtos de ponta em todas as áreas da Biologia, consumidos em todo o mundo como plantas geneticamente modificadas para se tornarem resistentes a pragas e insetos, como também medicamentos, vacinas, hormônios e outros de interesse à saúde da população.  

A primeira aplicação comercial dessa tecnologia data de 1982, com a produção de insulina para o tratamento de diabetes. O gene que produz a insulina humana foi isolado e transferido para uma bactéria que, vivendo em tanques de fermentação, ao se reproduzir, produz a proteína insulina, que é, então, isolada e purificada para o tratamento de diabetes. Esse foi um passo fundamental para o tratamento de diabéticos que antes tinham que usar a insulina suína ou bovina, muito menos eficiente que a humana para o tratamento da doença.  

Da mesma forma que os cientistas se dedicaram a desenvolver medicamentos mais avançados e eficazes por meio da biotecnologia, eles também se dedicam a desenvolver û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2000 - Página 10886