Discurso durante a 67ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

DISCURSO DE POSSE NO SENADO FEDERAL.

Autor
Ribamar Fiquene (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: José de Ribamar Fiquene
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • DISCURSO DE POSSE NO SENADO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2000 - Página 10927
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • POSSE, ORADOR, SENADO, SUPLENCIA, JOÃO ALBERTO, SENADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

O SR. RIBAMAR FIQUENE (PFL - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, quando a música apressada do patriotismo chega a ser ouvida pelo povo, é sinal de que a partitura fora elaborado com esmero e dedicação. Tudo na consumação de um festival permanente, onde se amplifica o horizonte nacional da grande orquestra. E todos participam do cenário harmonioso, para o qual trago a conta da minha presença, substituindo o grande homem público maranhense Senador João Alberto. Daqui, quero dar continuidade à caminhada empreendida por s. Exª representando e defendendo o meu querido Estado do Maranhão, com o meu partido, o PFL.  

Valho-me da oportunidade para oferendar os préstimos de reconhecimento ao povo do Maranhão.  

O Senado Federal é para mim o imenso repositório da democracia brasileira. Aqui, vê-se a irradiar o sustentáculo primacial da liberdade. Aqui, um pugilo de homens e mulheres promulga sempre a união nacional. Aqui, a esteira do progresso corre aceleradamente para colocar o Brasil no lugar primoroso da honra e da dignidade. Aqui, a feitura das leis traz o calor tradicional do equilíbrio portentoso.  

Quero compartilhar do significativo perfeito das decisões plenárias, trazendo sempre a voluntariedade de meu pensamento e de meu labor, pelo povo brasileiro. Depois de percorrer vários caminhos da vida pública do Maranhão, como Vice-Prefeito de Itapecurú-Mirim, minha estimada terra natal, Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Prefeito de Imperatriz – a terra de meu coração -, Reitor Universitário, Superintendente da LBA, Vice-Governador e Governador do Estado, trago agora a minha contribuição a esta Casa sublime, para engalanar o povo brasileiro.  

Será sempre visto pelo sol da Pátria a vida em combate com Ordem e Progresso.  

A deferência especial aos Senadores conterrâneos José Sarney, Edison Lobão, Bello Parga e João Alberto pelo muito empreendido para a grandeza do Maranhão.  

Minha solidariedade permanente e minha admiração renovada à eminente Governadora Roseana Sarney.  

Enfim, tudo pelo Brasil.  

 

Ti


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2000 - Página 10927