Discurso durante a 72ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

APOIO A REDUÇÃO DA CARGA DE TRABALHO PARA 35 HORAS SEMANAIS, COMO FORMA DE CRIAÇÃO DE EMPREGOS. IMPORTANCIA DO PROJETO DE LEI DE S.EXA., QUE PROCURA INCENTIVAR O INGRESSO DE JOVENS DE 16 A 19 ANOS NO MERCADO DE TRABALHO. A AGRICULTURA BRASILEIRA COMO VETOR DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.

Autor
Osmar Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. POLITICA DE EMPREGO.:
  • APOIO A REDUÇÃO DA CARGA DE TRABALHO PARA 35 HORAS SEMANAIS, COMO FORMA DE CRIAÇÃO DE EMPREGOS. IMPORTANCIA DO PROJETO DE LEI DE S.EXA., QUE PROCURA INCENTIVAR O INGRESSO DE JOVENS DE 16 A 19 ANOS NO MERCADO DE TRABALHO. A AGRICULTURA BRASILEIRA COMO VETOR DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.
Aparteantes
Antonio Carlos Magalhães, Casildo Maldaner, Heloísa Helena, Paulo Hartung.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2000 - Página 11705
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. POLITICA DE EMPREGO.
Indexação
  • COMENTARIO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEFESA, REDUÇÃO, HORA, JORNADA DE TRABALHO, APOIO, ORADOR, POSSIBILIDADE, AUMENTO, OFERTA, EMPREGO.
  • ANALISE, INEFICACIA, POLITICA DE EMPREGO, GOVERNO, NECESSIDADE, DEBATE, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), SOLUÇÃO, DESEMPREGO.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, INCENTIVO, OFERTA, EMPREGO, JUVENTUDE, ABATIMENTO, IMPOSTO DE RENDA, EMPRESA, ENCARGO TRABALHISTA, OBRIGATORIEDADE, MATRICULA, ENSINO PROFISSIONAL, APREENSÃO, ATRASO, TRAMITAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, SOLICITAÇÃO, APOIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • DEFESA, POLITICA AGRICOLA, CRIAÇÃO, EMPREGO, CAMPO.

O SR. OSMAR DIAS (PSDB – PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sr as e Sr s Senadores, quero falar sobre uma opinião, divulgada hoje pelos jornais, emitida pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, apoiando a redução da jornada de trabalho para 35 horas.  

Como Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, sei que há um projeto do Senador Geraldo Cândido propondo a redução da jornada de trabalho semanal para 39 horas; na França, a jornada de trabalho já foi estabelecida em 35 horas, exatamente para dar novas oportunidades de empregos a outros trabalhadores.  

No Brasil, há uma tentativa do Governo de estabelecer novas alternativas para a criação de mais postos de trabalho. No entanto, essas tentativas apenas se tornam notícia e se vão como as outras. O Presidente anuncia apoio a determinadas idéias, mas não há, por parte do Governo, uma ação concreta, no meu entender, para que os empregos sejam realmente criados. Não há um programa de desenvolvimento que esteja em execução e que dê prioridade à criação acelerada de um número de empregos que possa atender ao contingente enorme de trabalhadores no País, principalmente porque, a cada ano, ingressam no mercado de trabalho um milhão e oitocentos mil trabalhadores.  

É um número que assusta porque, se hoje temos um contiga û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2000 - Página 11705