Discurso durante a 74ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM POSTUMA AO EX PRESIDENTE TANCREDO NEVES PELO TRANSCURSO DOS 15 ANOS DE SEU FALECIMENTO.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM POSTUMA AO EX PRESIDENTE TANCREDO NEVES PELO TRANSCURSO DOS 15 ANOS DE SEU FALECIMENTO.
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2000 - Página 12179
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, TANCREDO NEVES, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DEMOCRACIA, BRASIL.
  • COMENTARIO, FATO, HISTORIA, BRASIL, POSSE, ORADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, DOENÇA, MORTE, CANDIDATO ELEITO.

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB – AP. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há 15 anos morria Tancredo Neves. É um tempo em que as névoas e as garoas da memória descem e encobrem os homens.  

Venho a esta tribuna, por um dever de consciência, recordar essa figura excepcional da História brasileira, a quem deve o País uma análise correta e abrangente do talento político e papel decisivo desempenhado por ele em momentos cruciais de nossa vida republicana.  

Já muito se escreveu neste Pais sobre o "espirito de conciliação" que se aponta como um dos pilares da longevidade do Segundo Reinado. O centro da ação política de Tancredo Neves reside justamente nesse espírito histórico de conciliação. Os franceses dizem que não existe democracia sem l’ésprit de minorité . Posso estender essa concepção para afirmar que não existe o verdadeiro democrata se dentro dele não existe o conciliador.  

Conciliar é admitir que não somos os donos da verdade e que nossas idéias podem conviver com outras idéias. É o campo da pluralidade, muito difícil de chegar na política, onde muitas vezes se torna como inaceitável a própria convivência. Mas essa postura é a do político menor, aquele que limita suas obrigações às suas verdades e aos interesses de seus Partidos e facções.  

O outro terreno é o dos estadistas quando, acima da política, está o interesse de û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2000 - Página 12179