Discurso durante a 76ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOAQUIM VILELA, HOMEM DE GRANDE LIDERANÇA SOCIAL NA CIDADE DE JATAI, GOIAS.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOAQUIM VILELA, HOMEM DE GRANDE LIDERANÇA SOCIAL NA CIDADE DE JATAI, GOIAS.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2000 - Página 12838
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOAQUIM VILELA, PERSONAGEM ILUSTRE, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. IRIS REZENDE (PMDB - GO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, eu e o Senador Mauro Miranda tomamos a iniciativa de apresentação deste requerimento, conscientes de que o Senado Federal estará absolutamente de acordo com a iniciativa, uma vez que se trata de uma das figuras mais ilustres do Estado de Goiás, que veio a falecer na última quinta-feira.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é costume sempre voltarmos a atenção quando do falecimento de figuras ilustres da vida política, do mundo intelectual e até do mundo financeiro. Não é o caso. O falecimento do Sr. Joaquim Vilela despertou a atenção unânime e uma reverência toda especial da cidade de Jataí e de grande parte do Estado de Goiás, sobretudo do sudoeste goiano, pelo que ele representou ao longo dos seus 97 anos de vida.

É interessante salientar que o Sr. Joaquim Vilela morreu lúcido e até o último momento representando aquele papel do grande patriarca não apenas da sua família, mas da cidade de Jataí. Era o grande conselheiro.

Como cidadão, foi aquele que ensinou a respeitar as leis, os costumes, as tradições, as decisões político-administrativas da sua cidade e do seu Estado. Como pessoa humana, conseguiu captar o respeito e a simpatia de toda a sua comunidade, pela seriedade nas suas atitudes, na sua convivência. Ele foi um homem que angariou o respeito justamente por esse comportamento. Pertencia àquela geração - hoje isso é raro na vida - em que uma palavra valia por um documento, por uma escritura.

Como chefe de família também foi exemplar. Pai de seis filhos, juntamente com sua esposa conseguiu criar um ambiente de respeito, de boa convivência, de trato gentil, de cumprimento da palavra e respeito ao semelhantes. Joaquim Vilela fez com que seus seis filhos, três homens e três mulheres, também se tornassem cidadãos exemplares para a cidade de Jataí. Dentre as mulheres, umas dedicaram-se ao ensino, outras às lides domésticas. Dois dos filhos dedicaram-se à agropecuária. O caçula, nosso colega nesta Casa, destacou-se na política. Falo do Senador Maguito Vilela. O que S. Exª representa na vida pública em termos de honradez, cumprimento da palavra, do dever, de lealdade, tudo se deve ao ambiente criado por seu pai, Joaquim Vilela.

Por essas razões, apresentamos o requerimento e pedimos sua aprovação, na certeza de que estamos fazendo justiça. É preciso ressaltar, mesmo post mortem, a vida de Joaquim Vilela para que seu exemplo prossiga servindo de lição para as futuras gerações.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2000 - Página 12838