Pronunciamento de Tião Viana em 13/06/2000
Discurso durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
APLAUSO A INICIATIVA DA TV SENADO, PELA REALIZAÇÃO DE VIDEO DOCUMENTARIO SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO PADRE PAOLINO BALDASSARI, HA QUARENTA E CINCO ANOS NA REGIÃO AMAZONICA.
- Autor
- Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- APLAUSO A INICIATIVA DA TV SENADO, PELA REALIZAÇÃO DE VIDEO DOCUMENTARIO SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO PADRE PAOLINO BALDASSARI, HA QUARENTA E CINCO ANOS NA REGIÃO AMAZONICA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/06/2000 - Página 12944
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, SOLICITAÇÃO, VOTO, HOMENAGEM, PAOLINO BALDASSARI, SACERDOTE, ELOGIO, ATUAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, ESTADO DO ACRE (AC), DEFESA, INDICAÇÃO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, PAZ.
- ELOGIO, TELEVISÃO, SENADO, REALIZAÇÃO, FILME DOCUMENTARIO, VIDA, PAOLINO BALDASSARI, SACERDOTE, ATUAÇÃO, DEFESA, DIREITOS HUMANOS, SOLIDARIEDADE, CIDADANIA, POPULAÇÃO CARENTE.
O SR. TIÃO VIANA
(Bloco/PT – AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, trago
à Mesa do Senado Federal um requerimento solicitando um voto de louvor ao Padre Paolino Baldassari e que esse voto de louvor seja encaminhado ao Governo do Estado do Acre, num primeiro momento, e, posteriormente, à Academia de Ciência de Estocolmo, responsável pela indicação do Prêmio Nobel da Paz, para o qual esperamos ver indicado o nome do Padre Paolino Baldassari.
Faço, igualmente, um voto de louvor à equipe da TV Senado que, sensibilizada com a biografia do Padre Paolino Baldassari, realizou um documentário sobre o trabalho que ele vem desenvolvendo há 46 anos, evangelizando as populações tradicionais da Amazônia – índios, seringueiros, caboclos -, populações localizadas nos mais longínquos locais do extremo oeste do Brasil, dentro dos rios Iaco, Macauã, Caeté, Purus, no território do Acre e parte do Amazonas. Além de dedicar-se ao trabalho missionário da evangelização, Padre Paolino Baldassari ocupou-se com a educação popular, com a organização política, criando sindicatos, associações, cooperativas e comunidades capazes de entender a complexidade dos dias atuais, tentando levar a idéia do desenvolvimento sócio-econômico aliado à conservação da floresta amazônica. Esse é o homem que saiu fugido da Segunda Guerra, do exército de Mussolini, precisamente com 19 quilos, dirigiu-se ao Brasil e fez opção de entrar no coração da Amazônia e ali dedicar toda a sua vida.
Se analisarmos profundamente o comportamento de Padre Paolino Baldassari, teremos certeza de que a sua vida é de uma grandeza comparável à de Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá e Mahatma Gandhi. É por essa razão que um grupo de entidades tem defendido uma premiação e um reconhecimento internacional a uma das figuras humanas mais admiráveis que a região amazônica pôde conhecer. Padre Paolino teve em sua companhia permanente o Frei Heitor Tourine, que desde a caminhada da Itália o acompanha. Frei Heitor explica muito bem o que é ter um homem dedicado por 46 anos à região amazônica e diz que quem ama a Deus ama a região amazônica, portanto, tem que preservá-la, e compara Padre Paolino a um santo, até a Jesus Cristo, dentro da nossa região.
Esse trabalho desenvolvido pela TV Senado , sob a direção de Marilena Chiarelli, pelos jornalistas Ângela Brandão, Dulcídio Siqueira e outros, com a autorização e o apoio da Secretaria de Comunicação Social, dirigida por Fernando César Mesquita, merece o mais profundo respeito dos meios de comunicação do Brasil. Não tenho dúvida de que esse documentário é um marco na história da comunicação, da televisão do Senado Federal, colocando a TV Senado em um padrão de qualidade de serviços comparável às grandes emissoras do Brasil.
Peço que todo o Senado Federal dê muita atenção a esse documentário que passará, de modo integral, no final de semana. Hoje, foi apresentada apenas uma síntese de 20 minutos. Quem conhecer a trajetória de vida, a luta missionária de um membro da Congregação dos Servos de Maria, que é o Padre Paolino Baldassari, entenderá o valor da dimensão humana pautada na solidariedade, na construção de uma consciência ética, na construção de uma concepção de vida em harmonia com o meio ambiente, entendendo, enfim, a possibilidade do desenvolvimento humano associado à organização social, econômica e política.
É com muita alegria que faço a defesa desse requerimento. O Brasil precisa mostrar o que tem de bom ao Planeta, e não apenas cenas de violência, de seqüestro, de assaltos, de indicadores sociais precários; mostrar seus verdadeiros homens que, muitas vezes, escondidos, protegidos por uma batina, estão dedicando parte de sua vida à solidariedade, à fraternidade, a exemplo de Mahatma Gandhi, de Madre Teresa de Calcutá e de São Francisco de Assis.
Esse é o voto de louvor que apresento, em forma de requerimento, que em breve será entregue à Mesa do Senado Federal.