Discurso durante a 79ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGENS PELO TRANSCURSO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO ECONOMISTA CELSO FURTADO, NO PROXIMO DIA 26 DO CORRENTE.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGENS PELO TRANSCURSO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO ECONOMISTA CELSO FURTADO, NO PROXIMO DIA 26 DO CORRENTE.
Aparteantes
Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2000 - Página 13205
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, CELSO FURTADO, ECONOMISTA, ELOGIO, OBRA INTELECTUAL, ANALISE, BRASIL.
  • LEITURA, CONFERENCIA, AUTORIA, CELSO FURTADO, ECONOMISTA, PRONUNCIAMENTO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ASSUNTO, DEMOCRACIA, CRISE, ECONOMIA, DIVIDA EXTERNA, POLITICA, CULTURA, BUSCA, SOLUÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, COMBATE, DESEMPREGO, MELHORIA, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT – SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senador Geraldo Melo, Srªs e Srs. Senadores, no próximo dia 26 de julho, o maior economista brasileiro, Celso Furtado, completará 80 anos. Nasceu a 26 de julho de 1920, em Pombal, sertão paraibano, filho de Maria Alice Monteiro Furtado, de família de proprietários de terra, e de Maurício de Medeiros Furtado, de família de magistrados. Era o segundo dos oito filhos que teria o casal.  

Esse homem tem-se constituído num extraordinário exemplo de lucidez, de vida para as novas gerações e para todos nós. Tanta coisa ele nos tem deixado! Nesses últimos dias, a Sudene, por ele criada, fez um seminário em homenagem a Celso Furtado. Anteontem, na Universidade de São Paulo, durante dois dias, terça e quarta-feira, foi realizado um simpósio também em homenagem a Celso Furtado. E foi justamente perante os jovens estudantes da Universidade de São Paulo e tantos professores que Celso Furtado fez uma brilhante palestra de reflexões sobre a crise brasileira.  

Sr. Presidente, acredito que a maior homenagem que poderíamos aqui prestar a Celso Furtado seria pensarmos um pouco sobre as suas próprias palavras, na lucidez extraordinária de seus quase 80 anos.  

Gostaria de ler a palestra que Celso Furtado fez anteontem, na Universidade de São Paulo, por ocasião da homenagem que lhe foi prestada, e é prestada, certamente, por todos os estudantes e professores de todas as universidades brasileiras. Eis suas palavras:  

 

û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2000 - Página 13205