Pronunciamento de Jader Barbalho em 28/06/2000
Discurso durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
JUSTIFICATIVAS A APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI, DESTINANDO OS RECURSOS ORIUNDOS DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETRONORTE A CONCLUSÃO DAS ECLUSAS DE TUCURUI.
- Autor
- Jader Barbalho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
- Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PRIVATIZAÇÃO.
POLITICA DE TRANSPORTES.:
- JUSTIFICATIVAS A APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI, DESTINANDO OS RECURSOS ORIUNDOS DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETRONORTE A CONCLUSÃO DAS ECLUSAS DE TUCURUI.
- Aparteantes
- Ademir Andrade, Heloísa Helena, José Alencar, José Eduardo Dutra.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/06/2000 - Página 14121
- Assunto
- Outros > PRIVATIZAÇÃO. POLITICA DE TRANSPORTES.
- Indexação
-
- APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, DESIGNAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, RESULTADO, PRIVATIZAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), DESTINAÇÃO, CONCLUSÃO, CONSTRUÇÃO, ECLUSA, RIO TOCANTINS, MUNICIPIO, TUCURUI (PA), ESTADO DO PARA (PA).
- DEFESA, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, OBJETIVO, MELHORIA, TRANSPORTE, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CRITICA, GOVERNO FEDERAL, INEXISTENCIA, INVESTIMENTO, POLITICA, TRANSPORTE AQUATICO.
- CRITICA, PRETENSÃO, GOVERNO FEDERAL, PRIVATIZAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), COMENTARIO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, DEBATE, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMA.
O SR. JADER BARBALHO
(PMDB – PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que me traz à tribuna é comunicar à Casa que estou enviando à Mesa do Senado projeto de lei que tenta, de alguma forma, atenuar o endereçamento dos recursos da política de privatização de forma concreta e objetiva em favor de áreas que têm contribuído para o desenvolvimento do País e que tem sido prejudicadas pela ausências de recursos.
Sr. Presidente, trato de um assunto que não é interesse apenas do meu Estado, o Pará, ou apenas da Região Norte, mas da Região Centro-Oeste e do Brasil. Diz respeito a hidroelétrica de Tucuruí, que contribui para o fornecimento de energia, não só para a minha região, mas para o restante do Brasil.
Quando a hidroelétrica foi construída, o rio Tocantins foi seccionado com a construção de uma barragem de 72 metros de altura. A partir de 1981, prometeu-se que aí seriam realizadas as obras de transposição e construídas eclusas. Lamentavelmente, ao longo do tempo, essa obra se arrasta sem que o meu Estado e as Regiões Centro-Oeste e Norte tenham a possibilidade de utilizar economicamente o rio Tocantins como instrumento de transporte de uma região profundamente rica e que, fornecendo energia para o restante do Brasil, deve ter a oportunidade de se desenvolver também pela possibilidade do transporte.
Tenho me manifestado, Sr. Presidente, contrário à privatização da Eletronorte, considerando que se a Eletronorte, a parte de Tucuruí for alienada, evidentemente o restante da região poderá vir a ser profundamente prejudicadaGû