Discurso durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGOZIJO PELA PREMIAÇÃO DE MUNICIPIOS DO MATO GROSSO DO SUL, PELA REVISTA ISTO E, PELA EMPRESA BRASMARK E PELO SBT, COMO OS MAIS BEM ADMINISTRADOS NO PAIS.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • REGOZIJO PELA PREMIAÇÃO DE MUNICIPIOS DO MATO GROSSO DO SUL, PELA REVISTA ISTO E, PELA EMPRESA BRASMARK E PELO SBT, COMO OS MAIS BEM ADMINISTRADOS NO PAIS.
Aparteantes
José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2000 - Página 14129
Assunto
Outros > ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • REGISTRO, INICIATIVA, EMISSORA, TELEVISÃO, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ENTREGA, CONCESSÃO HONORIFICA, REFERENCIA, ATUAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, MUNICIPIO, COXIM (MS), FATIMA DO SUL (MS), AMAMBAI (MS), CAMPO GRANDE (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PREFEITO, MUNICIPIO, COXIM (MS), FATIMA DO SUL (MS), AMAMBAI (MS), CAMPO GRANDE (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), REFORÇO, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO, SAUDE, TRANSPORTE, HABITAÇÃO.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, alertado pelo tempo e, naturalmente, em consideração ao próximo orador inscrito, o ilustre representante do Estado do Espírito Santo, procurarei ser breve, embora esteja com saudade desta tribuna. Há muito tempo, não a ocupo em razão dos afazeres que tenho tido fora do Plenário do Senado como Presidente do Conselho de Ética, Vice-Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, membro membro da Comissão de Assuntos Econômicos, como Presidente da Comissão Mista que analisa a medida provisória que tenta fazer com que os fundos constitucionais possam atingir a sua verdadeira finalidade de ajudar o setor produtivo deste País. Luto para que esses fundos constitucionais diminuam esse patamar tão elevado de juros e encontro tempo ainda para peregrinar pelos Ministérios em busca de recursos, uma vez que, neste ano, devido às eleições, temos de lutar pela liberalização dos recursos destinados aos Municípios dos nossos Estados até o dia 30 do corrente.

Venho a esta tribuna hoje com um orgulho muito grande. Venho manifestar ao Plenário do Senado o meu contentamento por representar Mato Grosso do Sul e por ver que três Municípios - Coxim, Fátima do Sul e Amambai - e a capital de meu Estado, Campo Grande, foram ontem, entre cinco mil e tantos Municípios brasileiros, contemplados como sendo os mais bem administrados no nosso País.

Quem não se sente contente, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao ver reconhecidas as administrações dos Municípios como Coxim, Fátima do Sul e Amambai e ao ver a capital Campo Grande ser colocada ao lado de outras quatro grandes capitais mais bem administradas? O Prefeito de Campo Grande, André Puccinelli foi considerado entre os cinco melhores Prefeitos do Brasil, ao lado do Prefeito de Vitória, Luiz Paulo Veloso Lucas, do Prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares, da Prefeita de Florianópolis, Angela Amin, e do Prefeito de Manaus, Álvaro Pereira do Nascimento.

Quem não se sente feliz com isso? Conheço esses Municípios e o meu Estado e considero merecidas essa colocação e essa premiação concedidas pela Revista IstoÉ , pela empresa Brasmark e pelo Sistema Brasileiro de Televisão. A coincidência é que esses Municípios têm administrações voltadas eminentemente para a melhoria da qualidade de vida das suas respectivas populações.

É alvissareira essa notícia para nós que peregrinamos nos Ministérios para ajudar os Municípios de Mato Grosso do Sul. O Município de Fátima do Sul é um exemplo de administração. Um dia, recebi um convite do Prefeito de Fátima do Sul, Dilson Degutti, que queria que eu fosse a sua cidade para ver as suas realizações. Entre elas, encontrava-se um modesto trator que ele dizia ter sido obtido com recursos que eu, como Senador da República, conseguira tirar dos Ministérios aqui em Brasília. Perguntei: "você vai apresentar um simples trator como realização de um Senador da República"? E ele respondeu: "Senador, V. Exª não sabe o que esse trator está fazendo. Esse trator tem beneficiado centenas de hectares, tem ajudado lavradores humildes, tem ajudado a arar a terra. Os agricultores estão sendo ajudados, Senador, com uma simples verba de R$70 mil". Essa é a característica de Fátima do Sul, que possui terras férteis e que tem um Prefeito que não realiza obras suntuosas, mas realiza aquilo que vai ao encontro das necessidades da sua população.

É muito bom para um representante ver que, por exemplo, o Município de Coxim consegue pavimentar ruas, erguer indústrias artesanais de fundo de quintal para o aproveitamento das frutas cítricas e de outras, dando emprego a muitos que precisam, conduzindo o seu povo para um trabalho dignificante. É muito bom para mim, como Senador da República, saber que pude atender ao Prefeito de Amambai, saber que os recursos que destinamos a S. Exª, ao Dirceu Lanzetti, foram bem aplicados em benefício desse Município Amambai, perto da fronteira do Brasil com o Paraguai.

E o que falar, então, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, da capital do meu Estado, da cidade morena cujo Prefeito foi colocado entre os cinco melhores do Brasil? Quando vislumbro a obra desse Prefeito, vejo que ela está voltada para a melhora do sistema de transporte coletivo, inovando, ajudando a população mais carente, introduzindo, talvez, algo que seja único no Brasil, já que estou falando do sistema de transporte: o passe gratuito. Dois domingos por mês, o percurso dos bairros para a cidade é fornecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, a fim de facilitar o transporte da população das periferias para o centro da cidade.

Como é bom verificar que a administração desse Prefeito de Campo Grande, no setor saúde, é reconhecida pelo próprio Ministério! Quando estive lá, há um tempo, levando um projeto em benefício da saúde de Campo Grande, ouvi, das mais altas figuras do Ministério da Saúde, que Campo Grande apresentava os melhores projetos para obter recursos naquele Ministério.

Como é bom ver aqueles postos de saúde atendendo 24 horas por dia a população de Campo Grande! Como é bom saber que o Prefeito André Puccinelli, consagrado pela população de Campo Grande, está sendo também consagrado pela população brasileira, que vê nele um dos melhores prefeitos deste Brasil! Foram construídas escolas e salas de aula. Vimos a Rede Globo de Televisão , no seu programa mais nobre, saudar Campo Grande, mostrando um tipo de habitação que não existe no Brasil, só naquela cidade: a construção de um cômodo para o idoso, ao lado da sua própria família, para que ele não tenha o transtorno de, quando quiser assistir à televisão, ser impedido pelo neto ou bisneto, que querem assistir a outro canal.

A Prefeitura de Campo Grande está construindo edículas no fundo do quintal, ao lado da família. É o chamado Projeto Meu Cantinho, iniciado em Campo Grande. Isso é valoroso! Isso deve ser decantado, por serem administrações consagradas, que se dedicam ao social, ao que é importante para a população, como a educação, a habitação, a saúde e o transporte.

Como foi bom ter comparecido com esse Prefeito outro dia e ter obtido também o reconhecimento de que o problema habitacional está sendo resolvido com as características existentes em cada localidade!

Foi profundamente gratificante, por exemplo, comparecer outro dia a uma inauguração de mais de cem casas populares para a população indígena, construídas obedecendo a arquitetura e a cultura daquele povo, que estava residindo em favelas e que, hoje, têm suas próprias casas. Mais ainda, com professores ensinando a língua indígena e a nossa, o que é altamente salutar.

Venho a esta tribuna hoje fazer este registro tão simples, mas caro para um Senador que tanto luta para levar recursos a esses municípios. Luta com toda a Bancada, é verdade, mas que tem orgulho de fazer essa peregrinação pelos Ministérios.

Cito esses municípios, poderia mencionar outros, mas esses foram premiados, tiveram seu trabalho reconhecido e precisamos ressaltar esse acontecimento, porque mais do que nunca, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, temos de ter os olhos voltados para as necessidades mais prementes de nosso povo, da nossa gente.

Sr. Presidente, parece-me que o grande desafio do governante é vencer a distância entre a intenção e o gesto. Todos têm boa intenção, todos falam que vão realizar, que vão resolver o problema da segurança pública. O Governo Federal, por exemplo, anunciou que contratará dois mil homens para a Polícia Federal, que gastará cerca de R$700 milhões com segurança pública. Essa é uma grande intenção. O Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso já está em seu sexto ano, tomara que essa intenção se transforme em ações concretas, em gestos.

É por isso que digo que o grande desafio é transformar a intenção em ação. E a grande intenção, a intenção desses prefeitos que citei, mormente o da capital do meu Estado, André Puccinelli, que administra com destemor, com humildade, que tem fé nos destinos da cidade, que acredita naquilo que faz, que busca transformar os parcos recursos em muitos, administrando e aproveitando bem aquilo que nós levamos para ele do Governo Federal, aquilo que ele arrecada da população, aplicando corretamente o dinheiro público.

O SR. PRESIDENTE (Ademir Andrade) - Senador Ramez Tebet, lembro a V. Exª que o Senador Ricardo Santos terá apenas oito minutos para falar, pois encerraremos a sessão, impreterivelmente, às 19 horas.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS) - O Senador Ricardo Santos merece falar muito mais de oito minutos, Sr. Presidente.

Vou encerrar, Sr. Presidente.

Creio que, falando do meu Estado, desses municípios, lembrando por que eles foram premiados, deixo uma mensagem para os 6.500 Municípios brasileiros. Nossa vida começa nos municípios, onde residimos e trabalhamos. As eleições se aproximam e eu torço para que todos os municípios brasileiros sejam como esses de Mato Grosso do Sul que acabei de citar. Por certo há outros Municípios no Brasil.

O Sr. José Alencar (PMDB - MG) - Senador Ramez Tebet, V. Exª me permite um aparte de meio minuto antes de terminar?

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS) - Senador Ricardo, cedo o meio minuto, mas tenho certeza de que a Mesa lhe dará oito minutos e meio.

Ouço V. Exª, Senador José Alencar.

O Sr. José Alencar (PMDB - MG) - Eminente Senador Ramez Tebet, é verdadeiramente notável o entusiasmo, o carinho e o amor com que V. Exª fala do Estado que representa nesta Casa, o Mato Grosso do Sul. Quando V. Exª fala de Campo Grande, dos municípios mais modestos, impregna em cada um de nós o seu entusiasmo, porque conhecemos V. Exª e sabemos que está imbuído de um sentimento nacional aguçado e tem uma sensibilidade social também muita aguda. De maneira que V. Exª está de parabéns. Temos um projeto que chegará a esta Casa na primeira semana de agosto que evitará a peregrinação, especialmente das emendas individuais dos parlamentares, já tão pequenas para atender a este País tão grande e tão maravilhoso, como o Mato Grosso do Sul, seu grande Estado.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS) - Senador José Alencar, o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada. O dinheiro de um trator vale muito no meu Estado, o Mato Grosso do Sul.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2000 - Página 14129