Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 29/06/2000
Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DO SEGUNDO ANIVERSARIO DE LANÇAMENTO DA GAZETA MERCANTIL CEARA.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DO SEGUNDO ANIVERSARIO DE LANÇAMENTO DA GAZETA MERCANTIL CEARA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/06/2000 - Página 14297
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO, LANÇAMENTO, ANEXO, ESTADO DO CEARA (CE), JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA
(PSDB – CE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o dia 9 de julho vindouro marcará o segundo aniversário de lançamento da Gazeta Mercantil Ceará
, publicação que circula diariamente na capital e nas principais cidades do meu Estado, encartada na edição nacional da Gazeta Mercantil
. A data, ao passo que é festejada pela equipe do periódico, por significar mais uma etapa no seu programa de expansão, enseja também comemorações do público leitor e de toda a sociedade cearense, que tem na publicação uma fonte segura de informações e de análises, sobretudo na área econômica.
De fato, Sr. Presidente, a edição regional da Gazeta Mercantil , acompanhando o padrão de qualidade e a inexcedível credibilidade que sempre caracterizaram essa publicação, conquistou desde logo os leitores cearenses, notadamente os que militam no meio empresarial e os profissionais liberais.
Essa aceitação, que se repete Brasil afora, é um prêmio a que a Gazeta faz jus e, ao mesmo tempo, um reconhecimento pelos serviços que vem prestando à sociedade brasileira, no momento em que completa 80 anos de fundação.
Nesse período, a Gazeta Mercantil consolidou-se como importante veículo de informação, tornando-se leitura indispensável para as pessoas que detêm poder decisório e para os formadores de opinião. No entanto, o público leitor da Gazeta vai muito além desses segmentos, englobando profissionais liberais e acadêmicos em geral.
Essa preferência, Srªs e Srs. Senadores, tem suas razões. Desde sua fundação, o periódico pautou-se em quatro princípios básicos que definem seu compromisso com a verdade e seu peso no seio da sociedade brasileira: informar com isenção e independência; formar opinião com responsabilidade; servir ao País e participar dos movimentos em favor da comunidade; e influir nas decisões políticas e econômicas da administração pública e da empresa privada.
Em sua trajetória octogenária, a Gazeta Mercantil destacou-se pelo pioneirismo e pela inovação incessante. Os leitores dos primeiros boletins mimeografados, de circulação restrita no centro financeiro de São Paulo, jamais poderiam imaginar que, algumas décadas depois, a Gazeta teria edição nacional transmitida simultaneamente por satélite ou pelo sistema Internet.
Esse pioneirismo se revelou em diversas ocasiões, representando invejáveis saltos de qualidade para o jornalismo brasileiro. Assim ocorreu, por exemplo, em 1979, quando se iniciou a impressão simultânea do jornal em São Paulo e no Rio de Janeiro. Começava a existir ali, efetivamente, o primeiro jornal nacional, conceito que se consolidaria alguns anos depois com a criação da Rede Nacional de Jornais Gazeta Mercantil . Desde então, suas sucursais foram transformadas em Unidades Regionais de Negócios – hoje, são nada menos que 17, cobrindo as principais capitais e cidades de grande porte.
A Gazeta mantém hoje 20 edições regionais, impressas em 13 diferentes cidades, o que lhe permite estar em mãos dos executivos de todo o País nas primeiras horas da manhã. Aliás, pesquisa da ProMarket, de Fortaleza, revelou que 96% dos leitores do periódico pertencem às classes econômicas "A" e "B", e que 60% são donos de empresas, presidentes, gerentes e executivos.
No Ceará, portanto, a situação não é diferente da que se verifica nos demais Estados brasileiros. A Gazeta Mercantil Ceará , desde 9 de julho de 1998, circula encartada na edição nacional, e é o único periódico diário de economia, negócios e finanças do Estado. Para isso, firmou parceria com a Tribuna do Ceará na área de produção gráfica.
A exemplo do que acontece em outros Estados, a Gazeta Mercantil S.A. tem-se associado a diversos projetos de interesse social na região. Entre esses, podemos citar o convênio celebrado com a Universidade Regional do Cariri, com o objetivo de viabilizar a expansão e a modernização do Museu de Paleontologia local; o seminário promovido em conjunto com a Fundação Cultural da Prefeitura de Fortaleza, em busca de soluções para a recuperação do centro antigo da Capital cearense; e a parceria que vem desenvolvendo com o Pacto de Cooperação do Ceará, para criação do Fórum da Comunidade.
Essas iniciativas, Srªs e Srs. Senadores, são exemplos de uma interação entre o jornal e a comunidade, numa prova eloqüente de que a octogenária Gazeta Mercantil vai muito além da informação, por sentir-se comprometida com a verdade e também com os níveis de bem-estar e de desenvolvimento da sociedade brasileira.
Muito obrigado.
ûF