Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA ALEXANDRE JOSE BARBOSA LIMA SOBRINHO.

Autor
Roberto Saturnino (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA ALEXANDRE JOSE BARBOSA LIMA SOBRINHO.
Publicação
Publicação no DSF de 02/08/2000 - Página 15478
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, BARBOSA LIMA SOBRINHO, JORNALISTA, EX-DEPUTADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, IMPRENSA, DEFESA, DEMOCRACIA, BRASIL.

O SR. ROBERTO SATURNINO (PSB - RJ. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste quadro que se apresenta à Nação brasileira que tende à desconsideração dos valores tradicionais da ética e da nacionalidade, valores que sempre pautaram a conduta da pessoa que opta pela vida pública; de valorização dos resultados materiais, especialmente os financeiros; de busca da eficácia e da eficiência sobre a pauta da ética, é particularmente doloroso para o Brasil perder uma figura como Barbosa Lima Sobrinho, baluarte de sustentação desses valores, reconhecido em todo o País.

Não havia brasileiro interessado nas coisas e no destino do País que não tivesse Barbosa Lima Sobrinho como uma referência ou como um farol - desses que se colocam distante e que balizam a trajetória de quem procura se realizar na vida pública. A biografia de Barbosa Lima está repleta de serviços os mais valiosos prestados da forma mais desinteressada e mais patriótica. E essa expressão “patriótica”, infelizmente, vem decaindo dentro do quadro de valorização dos resultados da eficácia e da eficiência, como se a questão da nacionalidade, da moral, da ética e da justiça pudessem ficar para trás.

Sr. Presidente, um homem com 103 anos de idade, embora inteiramente lúcido, obviamente estava com as forças físicas debilitadas e era uma morte que o Brasil esperava, porém queria adiar a todo o momento, queria adiar permanentemente. Os brasileiros queriam ler aos domingos o que Barbosa Lima Sobrinho escrevia e publicava no Jornal do Brasil. O artigo de Barbosa Lima era uma referência obrigatória para os brasileiros interessados no destino do Brasil. Portanto, esse é um passamento que deixa a Nação e os brasileiros em geral num vazio que dificilmente será preenchido.

Não quero referir-me aos pontos da trajetória da sua vida pública, que foi enorme, brasileiríssima e valorizadíssima, mas não posso deixar de registrar que ele foi Deputado Federal pelo meu Partido, o Partido Socialista Brasileiro, porque ele era um socialista, um nacionalista, um homem brasileiro preocupado com os destinos do Brasil e também com a questão social, com a questão da justiça. Como tal, era um socialista democrático, que sempre prestou serviços inestimáveis, nas horas mais difíceis, à democracia do Brasil, como foi o caso da sua anticandidatura à Vice-Presidência da República, junto com o nosso saudoso Ulysses Guimarães.

Sr. Presidente, não vou estender-me na defesa desse requerimento, pois tenho certeza de que ele será aprovado. No entanto, como representante do Rio de Janeiro, cidade onde Barbosa Lima viveu esses últimos anos tão férteis da sua vida e tão importantes para o Brasil e para a nossa cidade, eu não poderia deixar de trazer a minha palavra de apoio, de sustentação e dar meus cumprimentos pela iniciativa dessa homenagem a um brasileiro digno das maiores homenagens pelo valor do seu trabalho, da sua personalidade e da sua própria figura.

Dessa forma, ficam aqui registradas as palavras de quem fala pelo Rio de Janeiro e pelo Partido Socialista Brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/08/2000 - Página 15478